Operação de fiscalização do transporte de produtos perigosos é realizada na Serra Dona Francisca

Vistoria de equipamentos de segurança em dos veículos abordados na Operação. Foto Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) realizou nesta semana, através da Coordenadoria Regional de Joinville e da Seção de Produtos Perigosos a “Operação Serra Dona Francisca Segura”. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar segurança para quem trafega na Rodovia SC 418 com a fiscalização de produtos perigosos e das condições dos veículos que trafegam na SC 418. A atividade foi possível em função da parceria de diversas instituições. Dentre elas: Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), defesas Civis municipais, Polícia Militar Rodoviária (PRM), Canil da PMSC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Joinville, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT),Vigilância Sanitária e Artéris Autopista Litoral Sul.

Foram abordados vários veículos transportando produtos perigosos, as irregulares foram autuadas e os condutores orientados quanto aos dispositivos de segurança e documentação. Também foram verificadas as condições dos freios, barra de direção, e as condições dos para-brisas. A vistoria mecânica foi realizada por um profissional especializado e os veículos com problemas foram retidos para a devida manutenção para o prosseguimento a viagem e autuados pela PRM. Se acordo com o planejamento a Operação será realizada mensalmente para proporcionar a segurança dos usuários da rodovia.

No total 76 veículos, sendo 30 com produtos perigosos, foram vistoriados e 40 infrações flagradas. Também foram constatados três veículos com sistema de frenagem necessitando de reparos. “A organização da DCSC e a participação de várias instituições está sendo fundamental para evitar acidentes, evitar mortes desnecessárias e danos ao meio ambiente”, destacou o chefe da Seção de Produtos perigosos da DCSC, Cel. PMSC Renato Silva. Ele reforçou que os resultados alcançados pelas operações de fiscalização são fruto do trabalho da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2) que congrega diversas instituições.

Reunião de alinhamento da Operação. Foto: Divulgação