Ordens de serviços foram assinadas para estudos em rios do Vale do Itajaí e Sul do Estado.

IMG 26901

Entre uma audiência e outra com lideranças de municípios catarinenses, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Milton Hobus assinou na tarde desta quinta-feira (30) as Ordens de Serviços importantes para o sistema de Prevenção garantido pelo Governo de Santa Catarina, através da aplicação da tecnologia japonesa. Os documento garantem melhoramento fluvial e construção de diques do Rio Itajaí, no Vale do Itajaí, entre os municípios de Taió 3,7km, Rio do Sul 8,2km e Timbó 1km. Os documentos foram entregues ao Presidente do Consórcio Wilfredo Brillinger.

Os trabalhos estão orçados em R$ 4.839.842, 11, os recursos são provenientes do Estado, através de financiamento do Banco do Brasil e Ministério da Integração. O Consórcio que venceu a licitação é composto pelas empresas GeoEnergy e Prosul. 

No Sul do Estado, é o Rio Tubarão que vai receber os estudos ambientais para execução das obras de melhoramento na calha. Os trabalhos vão se concentrar em 29 km de extensão, entre os municípios de Tubarão e Laguna. A empresa responsável pela execução dos trabalhos e que venceu a Licitação é a Prosul Projeto, Supervisão e Planejamento Ltda. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Defesa Civil. O orçamento para realização dos trabalhos é de R$ 1.137.279, 06.

De acordo com o Secretário, essas Ordens de Serviço são uma continuidade do Plano Diretor da JICA, que prevê a construção das novas barragens no Vale do Itajaí. “É a segunda fase do Plano Diretor da JICA, que começa ser realizado em Santa Catarina. são trabalhos complementares.” Disse.

As empresas que vão conduzir a execução dos trabalhos tem um ano para concluir os serviços, conforme prevêem os editais.