Órgãos debatem, em São Paulo, ações de Defesa Civil

A secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, e o diretor do órgão catarinense, Márcio Luiz Alves, debateram na sexta-feira (29), durante gravação do programa Brasilianas.org, políticas públicas, aplicação de recursos e prevenção de risco de desastres, mediados pelo jornalista e apresentador Luís Nassif. O debate, de cerca de uma hora de duração, deverá ir ao ar em março pela TV Brasil.

O programa explorou a estrutura da Defesa Civil, como órgão coordenador de ações durante a ocorrência de um desastre, e as principais metas da Política Nacional. Conforme explicou a secretária nacional, os órgãos são autônomos e o papel da Secretaria Nacional é incentivar ações e apoiar medidas de prevenção e assistência aos desastres.

Para o diretor da Defesa Civil de Santa Catarina, a prevenção é essencial para redução dos riscos de desastres e lembra o Marco de Ação de Hyogo, o qual está de acordo com a Política Nacional. “Em Hyogo, foram estabelecidas metas entre países, de 2005 a 2015, para a redução de risco de desastres. Não há como evitá-los, mas temos como capacitar nossas comunidades e ensiná-las a conviver este risco, minimizando os efeitos”, explica.

Participaram ainda do programa um representante da Defesa Civil de São Paulo, um sociólogo, um geólogo e uma integrante de comunidade carente paulista que implantou, com êxito e apoio de ONGs, uma brigada de incêndio no bairro, com a participação de outros moradores. A iniciativa reduziu o número de feridos na favela.