Municípios afetados pela chuva em Santa Catarina continuam sendo monitorados

Enchente

Foto: CBMSC

Os municípios do Planalto Norte de Santa Catarina que decretaram a nível municipal situação de emergência por conta das chuvas da última semana, continuam sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, mantendo-se ainda sobre alerta. São eles: Porto União, Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis , Timbó Grande e Xavantina e Campo Êre no Oeste .

A secretaria atua nesse momento na distribuição de materiais para a assistência e restabelecimento dos municípios. “Dentro da filosofia do governador Raimundo Colombo, o governo tem que estar ao lado do cidadão nas horas de dificuldades. Nesta direção preparamos a Defesa Civil de Santa Catarina e hoje o estado se fez presente e com ações concretas em favor dos municípios afetados e que necessitam de ajuda imediata para minimizar os problemas da população” ressalta o secretário Milton Hobus.

Uma avaliação sobre os pontos mais críticos também está sendo feita para que o problema das cheias possa ser amenizado. Segue a lista dos últimos números apresentados pelos coordenadores regionais de Defesa Civil com relação ao número de famílias que precisaram deixar suas casas por conta das chuvas:

Três Barras: 500 famílias afetadas, dessas, 15 estão desalojadas e 45 estão desabrigadas;

Porto União:  Oito famílias desabrigadas e 14 estão desalojadas;

Canoinhas: 15 famílias desalojadas e cinco estão desabrigadas;

Mafra: Cinco  famílias desabrigadas e quatro desalojadas ( não decretou situação de emergência a nível estadual);

Irineópolis : Seis famílias desabrigadas ( não decretou situação de emergência a nível estadual).

Na cidade de Xavantina localizada no Oeste de Santa Catarina a situação das rodovias municipais é precária. Na agricultura os problemas também são visíveis. Segundo informações da Prefeitura, os produtores de leite já estimam a diminuição de 30% na produção deste mês. Por conta da enchente, a safra de milho e sorgo está comprometida.

No último sábado, o secretário Milton Hobus, vistoriou a região Norte com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar. O helicóptero Arcanjo sobrevoou os municípios castigados e depois deslocou o secretário até um abrigo para constatar a necessidade das famílias prejudicadas com a chuva. Nos municípios castigados,  pontes foram arrastadas, ocorreram deslizamentos em vários pontos, e muitas áreas ficaram inundadas. A Defesa Civil permanece em alerta para auxiliar as prefeituras no que for preciso.