Chuva forte faz Penha decretar situação de emergência//

S11235259_201401110500.jpg

Apesar do calor intenso que predomina em algumas regiões de Santa Catarina, uma frente fria avança sobre o estado. Vinda do norte da Argentina, passa pelo Rio Grande do Sul e se aproxima do estado catarinese, pelo mar.

A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta devido aos riscos de temporais. Estão previstas para as próximas duas horas deste sábado (11), chuva forte, rajadas de vento significativas e queda de granizo em diversos pontos. As regiões que podem ter maior intensidade são Litoral Sul e Planalto Sul. O volume de precipitação esperado pode chegar a 30 mm em algumas dessas regiões.

É preciso atenção para as regiões do Meio Oeste, Litoral, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, Planalto Norte .  No caso do Planalto Norte e Litoral norte a preocupação são as altas temperaturas que podem se chocar com frente fria vinda do extremo sul e ocasionar ocorrências mais graves.

Hoje, o prefeito de Penha, no Litoral Norte Evandro Eredes dos Navegantes decretou situação de emergência devido a chuva forte que atingiu a cidade na data de ontem (10). Pelo menos 400 residências foram alagadas. A Defesa Civil catarinense presta apoio aos atingidos.

A Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina acompanha a situação em todas as regiões. Equipes de plantão prestam auxílio aos municípios que solicitarem apoio.

Com alerta mantido, algumas recomendações são reforçadas pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo:

permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos:

evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil local, através do telefone 199.