População pode se cadastrar para receber mensagens de alerta da Defesa Civil pelo WhatsApp

A Defesa Civil passa a contar, a partir desta semana, com o serviço de alerta de mensagens via WhatsApp.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensageria privada que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em soluções de automação de comunicações. Com o novo serviço, inédito no mundo, a Defesa Civil Nacional amplia o número de plataformas que alertam a população sobre o risco de ocorrências em todo o Brasil. Antes, o cidadão já era avisado por Telegram, SMS, TV por assinatura e Google Alertas.

O envio de mensagens poderá ser realizado pelas defesas civis estaduais e municipais de todo o país por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), gerida pela Defesa Civil Nacional.

Santa Catarina é o Estado brasileiro com a maior adesão ao serviço de notificação via SMS. O alcance é de 8,44%, seguido do Rio de Janeiro, com 8,14%, Distrito Federal, com 6,36% e Rio Grande do Sul, com 6,28%.

Como se cadastrar

Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, disponível neste link [https://wa.me/556120344611] . Em seguida, ibasta seguir os passos e nteragir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. O usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil.

São três diferentes possibilidades para o cadastro das localizações: a pessoa pode compartilhar a localização na mensagem (toque em Anexar > Localização); digitar o CEP e clicar em enviar ou, simplesmente, digitar o nome do município e enviar. Essas áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.

É possível cadastrar várias localizações diferentes, como os locais que o usuário frequenta, os que deseja monitorar ou mesmo se o destino de alguma viagem.