População recebe alertas sobre temporais

Novamente fortes tempestades atingiram Santa Catarina na última terça-feira (12). Estragos foram registrados, mas minimizados devido os alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina. A população foi avisada com antecedência e pode evitar a exposição à riscos desnecessários. Os alertas começaram a ser enviados já na segunda-feira (11) e foram reforçados até minutos antes dos eventos.
Estações meteorológicas de Urupema, Água Doce, Novo Horizonte registraram ventos de até 80 quilômetros por hora. Segundo dados da Epagri – Ciran, os temporais que atingiram o Estado foram provocados pela passagem de uma frente fria. Situação que favoreceu a formação de uma super célula de tempestade que gerou uma “micro explosão” no município de Presidente Getulio, localizado no Alto Vale do Itajaí.
O caso foi classificado pelos meteorologistas da Epagri/Ciram com base nos dados estragos registrados , com velocidade de ventos estimada em mais de 150 km/h. Na imagem do radar captada pelo Radar Meteorológico do Alto Vale, no momento da micro explosão, é possível visualizar as áreas com cores “laranja e vermelho”, que representam a intensidade do evento.

WhatsApp Image 2018-06-13 at 12.58.37

Imagem do radar meteorológico de Lontras no dia 12 de junho, às 15:45 horas.

Micro explosões ou tornados são fenômenos de curta duração, mas de força extrema, causando grandes estragos em pequenas áreas. Os ventos intensos causam danos significativos, como corte de árvores e arremesso de objetos.
O tornado desce das nuvens em forma de aspiral (funil), já na micro explosão, os ventos intensos descem verticalmente das nuvens em linha reta formando um corredor de vento. Com base nestas características e nos estragos em áreas de vegetação o fenômeno pode ser definido.
Atualmente Santa Catarina é o único estado brasileiro que possui cobertura total de radares meteorológicos, equipamentos fundamentais para emissão de avisos e alertas em curto ou curtíssimo prazo. O serviço de emissão de alertas, funciona no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), é gratuito e está disponível para todos os catarinenses. Você pode ter acesso aos alertas através de mensagem SMS. Para isso basta enviar de seu celular uma mensagem de SMS para o número 40199, contendo o CEP da localidade onde deseja receber os alertas. Os avisos também são disponibilizados nas redes sociais ou no site da Defesa Civil de Santa Catarina, no endereço eletrônico: www.defesavicil.sc.gov.br.