Prefeituras devem realizar cadastro para a liberação do FGTS

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina está agilizando o processo para que os catarinenses atingidos pelo ciclone bomba possam sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Mas para que o processo seja concluído é necessário que as prefeituras preencham o Formulário de Informação de Desastres (FIDE) do Governo Federal.

Após a conclusão dos trabalhos de cadastro de todas as áreas atingidas o Governo do Estado vai solicitar o reconhecimento do Governo Federal para a liberação do Fundo. O saque poderá ser feito em até 90 dias após a liberação.

“Para que o FGTS seja colocado a disposição precisamos que as prefeituras agilizem o processo cadastramento de todos os afetados pelo fenômeno”, comentou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr. Segundo ele, importante destacar que apenas os moradores comprovadamente afetados terão o direito ao saque.

Apoio técnico aos municípios

Para dar suporte as cidades catarinenses e agilizar a solicitação de recursos Federais para as ações de reconstrução o Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria de Defesa Civil Nacional, disponibilizou um canal de comunicação virtual para estreitar o contato entre os servidores dos municípios atingidos pelo ciclone e os técnicos que farão a análise das solicitações.

No espaço é possível esclarecer dúvidas sobre o cadastramento no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e adequação dos planos de trabalho. As salas permitem acessos simultâneos o que possibilita, inclusive, a comunicação entre os municípios o que permite a troca de experiência.

O funcionamento das salas ocorre de segunda a sexta das 8 às 18 horas. No caso de uma demanda maior do que a capacidade disponível, será realizado agendamento prévio.
Para acessar a sala virtual basta clicar neste link e seguir os passos indicados nas imagens.

Ginásio afetado pelo ciclone no município de Garuva. Foto: Flávio Jr DCSC.