Prefeituras organizam conferências municipais de Defesa Civil

Cidades catarinenses se organizam desde dezembro para realizar suas Conferências Municipais de Defesa Civil, com o objetivo de discutir o tema entre o poder público e sociedade, conforme as diretrizes do Sistema Nacional. As etapas municipais e a estadual, que acontecerá dia 3 de março, em Florianópolis, fazem parte de uma iniciativa do governo federal de mobilizar lideranças para discutir o assunto nas diferentes esferas. Conforme levantamento nesta segunda-feira (25) pelo órgão estadual, nove municípios já realizaram suas conferências e outros nove ainda irão promover nas próximas semanas.

Algumas coordenadorias optaram por organizar uma etapa regional, como é o caso de Jaraguá do Sul, Tubarão, Braço do Norte, Laguna e Araranguá. Nos eventos municipais, serão escolhidos delegados para integrarem a conferência estadual, que definirá 28 delegados para, em seguida, participar em Brasília, entre os dias 24 e 27 de março. 

A comissão organizadora do evento estadual, definida pela portaria 01, do Departamento Estadual, está definindo as principais metas e linhas de discussão de maior importância a Santa Catarina, explica o coordenador da conferência, major Edir de Souza. “Neste momento, estamos realizando uma etapa de sensibilização para que os municípios concretizem suas conferências e definam delegados”, explica o coordenador.

Segundo Edir de Souza, o histórico de desastres no território catarinense reforça a necessidade de uma participação mais ativa dos catarinenses e do poder público para tentar amenizar os efeitos de um desastre ou até evitá-lo quando possível. “A Defesa Civil tem esta responsabilidade de desencadear medidas de fortalecimento e de interagir com a sociedade, preparando-a para situações de desastres”, ressalta.

Os municípios que já realizaram a Conferência: Criciúma, São Francisco do Sul, Itajaí, Tubarão (regional em parceria com Braço do Norte e Laguna), Arvoredo, Itapoá, Itapema, Caçador e São João Bastista.

Cidades que irão realizar: Jaraguá e Araranguá (regionais), Ilhota, Xanxerê, São Bento do Sul, Joinville, Concórdia, São Miguel do Oeste e Nova Trento.

Mais informações sobre a Conferência em www.defesacivil.gov.br/conferenciaNacional