“Prevenção envolve ação conjunta entre poder público e população”, diz secretário-adjunto em palestra

IMG 0966

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom

A secretaria de Estado da Defesa Civil participou do Encontro Catarinense de Gestão de Riscos de Desastres e Logística Humanitário. O evento ocorreu na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na quarta (29) e quinta-feira (30) e é promovido pelo Grupo de Gestão de Riscos e de Desastres da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Ceped) e Grupo de Pesquisa em Logística Humanitária (UFSC). O objetivo foi discutir a coordenação de ações de gestão de riscos e desastres, focando nas atividades de prevenção e mitigação dos prejuízos causados por desastres com o objetivo de articular as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas instituições de ensino superior de Santa Catarina.

Entre os palestrantes, a diretoria de Prevenção ao Desastres da secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Caroline Margarida, abordou o tema: prevenção e preparação. Para fechar o ciclo de palestras, o secretário-adjunto da secretaria de Estado da Defesa Civil, Fabiano de Souza, falou sobre a secretaria e o desafio para a redução dos riscos de desastres em Santa Catarina.

Durante a palestra, ele apresentou gráficos apontando os desastres naturais em SC. De Souza comparou a atuação da Defesa Civil no Brasil com o Japão, onde esteve realizando diversos intercâmbios relacionados à área. “No Japão não tem um órgão que trabalha defesa civil. Lá,  todos são defesa civil. A temática de defesa civil focada na prevenção está na cabeça de cada cidadão”, contou.

O secretário-adjunto disse ainda que não basta somente ação do poder público, as pessoas precisam entender que elas também têm responsabilidades como por exemplo, evitar morar em áreas de risco, conferir na prefeitura se a área que vai construir é segura. “Prevenção envolve ação conjunta entre poder público e população”, completou.

IMG 0952

Paralelo a isso, De Souza apresentou o crescimento forte da secretaria de Estado da Defesa Civil e que está se tornando um exemplo nacional em atuação. Como forma de prevenção a desastres naturais, a secretaria está investindo na cobertura plena por radares meteorológicos em SC; está construindo um Cento Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Florianópolis que irá se interligar, em rede, com outros 20 Centros Regionais no Estado; Iniciou também os alertas por mensagem de texto (SMS), um projeto pioneiro no Brasil que estará disponível para todos os municípios catarinenses a partir de agosto; Ainda, SC terá 100% do território com mapeamento de risco geológico e hidrológico; Serão realizados 20 seminários regionais com oficinas explicando sobre a estruturação da defesa civil e confecção do plano de contingência municipal.