PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/01) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (04/01)

Tempo instável em SC, com condições para chuva desde o amanhecer no Oeste, devido a um sistema de baixa pressão. No decorrer da tarde, o calor associado a instabilidade causada pela baixa pressão, favorece a ocorrência de pancadas de chuva nas demais regiões, sobretudo do Oeste ao Alto vale do Itajaí e no Litoral Sul, onde há risco para temporais com rajadas fortes de vento, raios e granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. O dia começa com sensação de ar abafado em todas as regiões, com temperaturas mínimas variando entre 16 e 24°C. À tarde, as máximas variam de 29°C a 33°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí e entre 22 e 26°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a leste com fraca intensidade e rajadas moderadas no Litoral a partir da tarde.

 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (05/01)

Na quarta-feira (05), uma frente fria, em deslocamento pelo mar  associada a um sistema de baixa pressão no continente, mantém a instabilidade no tempo e a condição para pancadas isoladas de chuva acompanhadas por temporais em todas as regiões, mas em especial do Planalto ao Litoral de SC, onde são esperados os maiores volumes de chuva. Risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva forte em curto intervalo de tempo e a temporais. As temperaturas mínimas no amanhecer oscilam entre 16 e 23°C. À tarde, as máximas variam de 32°C a 34°C no Litoral Norte, Oeste e Vale do Itajaí e entre 25 e 28°C nas demais regiões. Vento fraco de direção variável, virando para sul a partir do final da manhã com rajadas moderadas no Litoral. 

 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (06/01)

A frente fria se afasta de SC, diminuindo a condição para chuva no estado. Porém, entre a tarde e o início da noite, áreas de instabilidade formadas pelo calor e por um cavado (área alongada de baixa pressão) favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas do oeste ao centro do estado, com risco baixo para ocorrências. A temperatura no amanhecer declina um pouco, se comparada aos dias anteriores, com mínimas se aproximando dos 10°C no Planalto Sul e variando entre 15 e 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 34°C a 38°C no Oeste e entre 26 e 30°C nas demais regiões. Vento de sul a sudeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas no Litoral.

 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (07) e no sábado (08), tempo mais fechado no Litoral, com condições para chuva fraca e ocasional devido à circulação marítima. No Oeste, sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas à tarde, típicas de verão. Nas demais regiões, presença de sol com variação de nuvens. As temperaturas mínimas declinam um pouco mais, tendendo a ficar abaixo de 10°C nas áreas mais altas do Planalto Sul e variando entre 15 e 19°C nas demais regiões, Nas tardes as máximas superam os 30°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/01)

Vento de nordeste a leste com fraca intensidade e rajadas moderadas, em especial no Litoral a partir da tarde.

Ondas com direção leste a nordeste e altura entre 0,5 e 1,0m em todo Litoral de SC.