PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/11) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (21/11)

O domingo (21) é marcado pelo tempo firme em todas as regiões catarinenses devido a atuação de um sistema de alta pressão. Entre o litoral e Vale do Itajaí, o sol aparece entre poucas nuvens; já dos planaltos ao Extremo Oeste, o dia será de céu claro. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No período da tarde, por conta da ausência de nebulosidade, as temperaturas sobem significativamente. As máximas variam entre 27°C e 30°C de maneira geral no estado, com exceção da serra, onde ficam na casa dos 23°C. Entre o Extremo Oeste e Oeste, as temperaturas podem chegar aos 32°C. Vento de quadrante norte e intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (22/11)
Por influência de um sistema de alta pressão, o tempo se mantém firme ao longo da segunda-feira (22) no estado. No Litoral e áreas próximas, há presença de poucas nuvens enquanto nas demais áreas, céu claro. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No amanhecer, as temperaturas são amenas, com mínimas próximas aos 11°C no Planalto Sul e variando de 12 a 16°C no restante do estado. Já durante o dia, sobem rapidamente e se aproximam ou passam dos 30°C em todas as regiões. Destacam-se as máximas no Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, que variam entre 31 e 33°C. Os ventos sopram de quadrante norte.
PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (23/11)
A passagem de uma frente fria no oceano muda o tempo no centro-leste catarinense na terça-feira (23). Já pela manhã, a chuva inicia no sul do estado. A partir da tarde, se espalha para as demais áreas da região. Há chance de temporais, com risco baixo  moderado para ocorrências associadas a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo. No oeste catarinense, mantém a condição de tempo firme e as temperaturas chegam aos 35°C na região. Entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, as máximas podem atingir os 37°C. Nas demais áreas, o dia também será quente com temperaturas entre 28 e 33°C. Os ventos mudam para o quadrante sul ao longo do dia.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (24) o tempo volta a estabilizar em todo o estado, com maior presença de nuvens no centro-leste. Na quinta (25), a formação de um sistema de baixa pressão provoca chuva em todas as regiões catarinenses.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/11)

Neste domingo (21), os ventos sopram de quadrante norte com intensidade fraca. No Litoral, há previsão de rajadas de até 40 km/h, sobretudo na região da Grande Florianópolis. 

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral. Altura de 0,5 m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e até 1,0 m no Litoral Sul.