Previsão Voltada para Defesa Civil 01.12.2014

 OBSERVAÇÃO 01/12/2014 – 23:40h: Nas próximas horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

 AVISO METEOROLÓGICO: No decorrer desta segunda-feira (01), áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão no Paraguai e a aproximação de frente fria, provocam pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia no Oeste e Meio Oeste de SC, com risco de temporal, rajadas de vento e granizo isolado nestas regiões. Nas demais, a chuva será de forma isolada e mais fraca. Na terça (02), a chuva se estende durante o dia em todas as regiões. Não se descarta o risco de temporal com granizo especialmente entre a tarde e a noite no decorrer da passagem da frente fria pelo Estado. Na quarta-feira, o risco de temporal é menor, porém ainda chove em boa parte do dia, com valores mais significativos de chuva. Os acumulados médios de chuva variam entre 20 a 30 mm, com pontuais de 40 a 60 mm. Fonte: Epagri/CiramAcompanhem atualização de boletins!

 Recomendações da Defesa Civil SC 

 Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC Fonte: Epagri/Ciram

Segunda-feira (01/12): No Oeste e Meio Oeste, pancadas de chuva com raios ao longo do dia e entre a tarde e a noite se estendendo ao Planalto Norte e Planalto Sul. Nas outras regiões, a chuva é isolada à noite.

AVISO: descargas elétricas isoladas, rajadas de vento e granizo de forma isolada.

Sistema meteorológico: Massa de ar quente e úmido, aproximação de uma frente fria pelo Oeste e ventos que sopram do mar no Litoral.

carta 20141201

Carta sinótica – 01/12/2014 06h (UTC. Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (02/12): Persiste a condição de tempo instável com chuva ao longo do dia no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, a chuva acontece no decorrer do período.

AVISO: descargas elétricas isoladas, rajadas de vento e granizo de forma isolada.

Sistema meteorológico: passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (03), do Oeste ao Litoral Sul o tempo melhora no decorrer da tarde. Nas demais regiões do Estado, melhoria nas condições meteorológicas à noite.

AVISO: descarga elétrica e risco para granizo para quarta-feira.

Na quinta (04) e sexta-feira (05), tempo estável com predomínio de sol entre nuvens. A condição de chuva é pequena.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos anteriores:

OBSERVAÇÃO 01/12/2014 – 06:50h: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram.

OBSERVAÇÃO 01/12/2014 – 15:00h: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 01/12/2014 – 20h:40: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram