Primeira Casa Modular é inaugurada em SC

530e1ebd9a8f5 thumb
Imagem Ilustrativa.

Nesta Quinta-feira, 03, a Secretaria de Estado Defesa Civil de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis inauguram o primeiro kit casa modular do Estado. A unidade fica no bairro Vila Aparecida, região continental de Florianópolis. O evento está marcado para às 14h. Participam do ato de entrega das chaves aos beneficiados, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus e o Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior.

Esta é a primeira de 20 kit’s que serão instalados, na Capital Catarinense. A Previsão é que as outras 19 estejam prontas em 75 dias, já que o prazo médio para montar uma unidade é de cinco dias. A Defesa Civil do Estado doa a moradia e o Município cede o terreno, com infraestrutura e escriturado à família. Além de Florianópolis, Termos de Compromisso foram assinados com Ituporanga, Otacílio Costa e Pouso Redondo. Nesses casos, os terrenos estão em fase de terraplanagem.

Cada casa possui dois quartos, uma cozinha e sala conjugadas, e um banheiro. São aproximadamente 39 metros quadrados. O custo de uma casa como esta é de cerca de R$ 38 mil. Os recursos aplicados são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil, criado pelo Governador Raimundo Colombo. “O Fundo possibilita que possamos desenvolver ações preventivas, mas de resposta rápida para quem foi atingido por uma catástrofe natural.Isso é cuidar das pessoas, afirmou Hobus.

Somente em Florianópolis serão investidos em torno de R$ 750 mil. Até o fim deste ano, o Governo do Estado pretende entregar 300 kit’s casas modulares, em vários municípios catarinenses. Serão beneficiadas com o Projeto, apenas famílias que vivem em área de risco, tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil ou que dependem do aluguel social, como é o caso de muitas famílias de Florianópolis.