Primeiro Kit de Transposição é instalado no Oeste do Estado

S5030578

Na última quinta-feira (23), o município de Jardinópolis no Oeste catarinense, realizou a instalação completa do primeiro Kit de Transposição de Obstáculo de Santa Catarina.

Montada num tempo recorde de três horas, a ponte tem nove metros de comprimento por cinco de largura. Foram colocadas as vigas pré-fabricadas sobre o Rio Santo Antônio do Pinhal que dá acesso às comunidades de Monte Belo e Lajeado São Pedro. O custeio da obra, de aproximadamente R$ 46 mil foi possível através de uma parceria entre a Prefeitura do município de Jardinópolis e a Defesa Civil do Estado.

Os kit’s são pontes e pontilhões, que substituem estruturas geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no Estado. Construídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas tem custo 50% mais baixo, com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura. Produzidos em escala industrial, eles serão ferramentas importantes no enfrentamento aos desastres para pequenas pontes do interior do Estado.

Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, este é um novo conceito de reabilitação no Estado. “Esta é uma ação considerada inédita no Brasil, em nenhum outro lugar do país é possível reconstruir uma ponte tão rapidamente e com a qualidade do kit de transposição de obstáculo. Vamos aos poucos substituindo as pontes de madeira por pontes de concreto”, concluiu.

O Secretário Municipal de Transportes, Obras e Serviços Públicos e coordenador da Defesa Civil Municipal, Mariuni Tessaro, destacou o trabalho em conjunto e a importância de construir uma ponte de concreto e não de madeira. “A estrutura é resistente a fortes chuvas e vai contar com uma maior vazão, evitando que o acesso seja interrompido por enchente”, destaca.

Até agora, nove kit’s já foram entregues pela empresa Protensul Pré-Fabricados de Concreto nos municípios de Modelo, Meleiro, Novo Horizonte, Forquilhinha, São Bernardino, Tubarão, Quilombo, Coronel Martins e Jardinópolis. Até sexta-feira (31), mais seis municípios devem receber o material.

Nesta primeira etapa, 130 municípios serão beneficiados, um investimento de R$ 5.771.211,11 provenientes do Fundo Estadual de Defesa Civil. Como critério para a entrega do kit, aqueles que tiveram situação de emergência decretada.