Primeiro Kit de transposição metálico é montado

Na última quarta-feira (12) o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, e a Prefeitura de Major Gercino iniciaram a instalação do primeiro kit de transposição metálico. A estrutura de 12 metros foi montada na localidade de Rio Teófilo para substituir uma antiga ponte danificada durante uma forte enxurrada. O trabalho foi acompanhando pela arquiteta da DCSC, Fernanda Oliveira, e o coordenador regional da DCSC da Grande Florianópolis, Alexandre Miranda. Logo após o posicionamento das estruturas metálicas, com o auxílio de um guindaste, a pré laje foi montada e preparada para a concretagem do piso.

Instalação das vigas metálicas construídas com o aço utilizado na reforma da Ponte Hercílio Luz. Foto: Alexandre Miranda DCSC.

O projeto prevê a parceria entre a Prefeitura municipal, que ficou responsável pela construção das cabeceiras e do piso da ponte, Já a DCSC realizou o beneficiamento e o repasse das vigas de sustentação construídas com o beneficiamento do aço utilizado na reforma da Ponte Hercílio Luz. O projeto além de ter um foco preventivo, com a substituição de pontes precárias, busca a sustentabilidade com o reaproveitamento do aço e a valorização dos recursos públicos.

Preparação do piso para concretagem. Foto: Alexandre Miranda

No total serão 532 kits que, com a manutenção adequada, podem ter a durabilidade de cerca de 200 anos. As estruturas podem ser construídas de quatro a 40 metros de comprimento, com a utilização de pilares centrais. Também é possível atender pontes urbanas ou em rodovias que necessitem de mão dupla, ou seja, a largura pode ultrapassar 10 metros. os guarda-corpos são pensados para atender as mais diferentes necessidades, permitindo até mesmo a passagem de máquinas agrícolas.

Para o repasse dos kits é necessário que os locais para instalação estejam dentro da malha viária, ou seja, sejam de domínio público”, explicou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, para a instalação dos kits são realizados estudos hidrológicos, para um melhor dimensionamento das estruturas, e a análise da cota de inundação, para melhorar a vazão dos rios e córregos.

Todas as orientações para a instalação, manutenção e conservação pata os municípios são realizadas pela DCSC que aponta medidas extremamente simples e de baixo custo.