Produção acadêmica na Defesa Civil

Nesta semana ocorreu o lançamento do livro “Redução de Riscos de Desastres: Métodos e Práticas” . A obra apresenta ao leitor um conteúdo abrangente sobre o tema e cases de sucesso que auxiliam a reduzir os riscos de acidentes ambientais. Integram a iniciativa dois técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), O coordenador regional de defesa civil de Criciúma, Rosinei da Silveira, e a gerente de ensino e capacitação, Regina Panceri.

No livro os profissionais assinam o capítulo intitulado “O Programa Defesa civil na Escola como prática pedagógica exitosa no estado de Santa Catarina – Uma ação no presente preparando o futuro das comunidades”. O artigo fala sobre o projeto de sucesso que surgiu dentro da Diretoria de Prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil, entre os anos de 2012 e 2013, e hoje é desenvolvido em todas as regiões do Estado.

WhatsApp Image 2019 03 18 at 12.04.16

Atividade do Programa Defesa Civil na Escola. Foto: Divulgação.

Segundo Rosinei da Silveira, o Projeto mostra a necessidade de ir além da simples execução de palestras temáticas nas salas de aula e tem o objetivo fazer parte da grade curricular catarinense. “Com ações simples podemos deixar um legado cultural de prevenção a desastres, através de conhecimentos básicos de Proteção e Defesa Civil articulados com os saberes de sala de aula”, comentou. O coordenador regional de Criciúma, lembrou ainda que o artigo foi escrito a partir da necessidade de promover a multiplicação do Programa Defesa Civil na Escola em âmbito estadual.

O desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do Programa foi planejado em quatro módulos e onze lições para melhor adequação didática. “Os conteúdos são enriquecidos por atividades práticas que valorizam a interação social, o trabalho em equipe, o cuidado com o local em que vivemos”, explicou Regina Panceri.

De acordo com ela a obra possui um resumo dos resultados alcançados pelos coordenadores regionais de defesa civil de Criciúma, Xanxerê e Rio do Sul. Regina destacou ainda que a publicação possibilita a socialização do que é realizado na SDC e a multiplicação de um ideal. “A meu ver é também um reconhecimento de que vale a pena investir no público juvenil em uma área ainda tão nova que é a proteção e defesa Civil”, finalizou.

O livro foi disponibilizado em arquivo PDF no site da Editora Atena.