Programa de voluntariado Técnico inicia na Defesa Civil de Santa Catarina

Durante aula inaugural do curso de formação de agentes voluntários de defesa Civil para a região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), realizada no município de Criciúma na última terça-feira (24), a Defesa Civil de Santa Catarina (DC SC) fez o lançamento do corpo técnico de voluntários da instituição. A iniciativa, que faz parte da programação da Operação Primavera, contou com a presença do Chefe da DC SC, João Batista Cordeiro Jr.

IMG 4893

Assinatura digital do decreto que institui o Corpo Técnico de Voluntários. Foto: Flávio V. Jr Ascom DC SC.

O serviço voluntário foi criado através de uma portaria e será regulamentado com base em uma Instrução Normativa. O objetivo é agregar o apoio de profissionais de diversas áreas com o foco em operações de proteção e defesa civil em todo Estado.

“O objetivo da iniciativa é incentivar o voluntariado e permitir que as pessoas que se dispõem a doar parte de seu tempo e habilidades possam integrar ações de proteção e defesa civil“, comentou o Chefe da Defesa Civil do Estado.

Após o ato João Batista ministrou uma palestra aos futuros agentes voluntários sobre a estrutura é atividades realizadas pela Defesa Civil de Santa Catarina. Dentre elas, a instalação dos kits de transposição em apoio aos municípios atingidos por desastres naturais,  Programa Defesa Civil na Escola, que busca despertar nas crianças e adolescentes a percepção de auto-proteção, e a Operação Primavera que nos próximos meses vai desenvolver ações em todo o Estado.

IMG 4925

Palestra do Chefe da Defesa Civil de SC. Foto: Flávio V. Jr Ascom DCSC.

Ao final da conversa o Chefe da Defesa Civil destacou a importância de todos as pessoas para uma sociedade mais resiliente e reforçou que “Defesa Civil Somos Todos Nós”.