Diagnóstico das COMDECs (2012)

Por meio de legislação municipal, todos os 295 municípios catarinenses possuem a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil criada, porém os que efetivamente possuem estruturas permanentes de atuação na área é um número reduzido.

Em 2012 foi realizado um mapeamento com o objetivo de diagnosticar a realidade das coordenadorias municipais de defesa civil, criar indicadores de monitoramento e desenvolver estratégias de prevenção e enfrentamento a desastres, na medida em que estiverem adequadamente estruturadas, a fim de subsidiar a política pública defesa civil.

O fator determinante para o sucesso deste levantamento foi a excelência e o empenho eficiente na coleta de dados, realizada pelos Coordenadores Regionais de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, os quais se deslocaram aos municípios para a coleta de dados in loco.

Utilizou-se um formulário estruturado, de fácil preenchimento, o qual foi respondido na maioria das vezes, em forma de entrevista, realizada pelos COREDECs aos Coordenadores Municipais de Defesa Civil. Não havendo a possibilidade de realização da entrevista, o formulário foi disponibilizado por email ou impresso. Após a coleta todos os formulários foram encaminhados para a Gerência de Capacitação, Pesquisa e Projetos da SDC para tabulação dos dados e análise.

Dos dados levantados salientam-se os a seguir apresentados:

ITENS

TEM