Os CONSEGs e a Redução de Riscos (2008 e 2010)

Os CONSEGs e a Redução de Riscos foi um projeto de curso à distância promovido em duas edições, 2008 e 2010.

O objetivo do Projeto foi fortalecer comunidades, por meio da integração entre os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) e práticas de Defesa Civil com incentivo à participação social/comunitária.

Os CONSEGs são formados por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Atualmente, no estado de Santa Catarina, existem em torno de 300 CONSEGs. Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias a fim de estimular a integração entre as organizações de polícia e das comunidades para a resolução de problemas de segurança e melhoria da qualidade de vida local. Neste contexto, nota-se que é de crucial importância a integração e participação da Defesa Civil na implantação dos CONSEGs. Sendo assim, implantar CONSEGs com uma ampla visão de Defesa Civil, terá um significado de extrema relevância no processo de mitigação dos riscos e desastres ocorridos no âmbito do município, enfatizando que no momento em que a população é envolvida no planejamento e no gerenciamento dos riscos, há naturalmente, uma resposta positiva que se inicia, desde a prevenção aos desastres e preparação ás emergências, até a reconstrução dos cenários afetados.

A metodologia contou com a utilização do formato de ensino a distância com 40 horas aula, criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) específico onde os alunos acessaram os conteúdos, realizaram os exercícios, participaram de fóruns, discutiram e trocaram idéias com os demais e utilizaram o suporte de tutoria. Um livro didático também foi fornecido aos alunos para facilitar os estudos e a aplicação prática dos conteúdos.

Na primeira edição do curso, em 2008, tivemos a participação de 96 alunos de outros estados, já na segunda edição, em 2010, foram 529 participantes representando 23 estados.

ANEXO: Livro CONSEG