Percepção de Risco: A Descoberta de um Novo Olhar (2008/2009)

percepcao de risco1

O objetivo do Projeto é aumentar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana, tendo como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres. Trata-se de uma abrangente campanha educativa para cultura de prevenção de desastres, desenvolvida nos anos de 2008 e 2009, alcançando todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina, comunidades em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis, e a sociedade em geral.

O projeto foi inédito no país e foi orientado para referendar a participação de Santa Catarina e do Brasil na campanha mundial “A redução de desastres começa na escola”, lançada em 2006 pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres – EIRD/ONU.

A iniciativa para a realização do Projeto foi firmada entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a UFSC, durante o 4º Fórum Nacional de Defesa Civil, em outubro de 2007 em Jaraguá do Sul. 

Com o propósito de incluir o tema no ensino fundamental, e contribuir para a formação de cidadãos conscientes dos riscos existentes e da importância de ações simples para a redução das vulnerabilidades socioambientais, foram criados bens culturais com conteúdo específico sobre percepção de risco e prevenção de desastres, causados por fenômenos naturais, como inundações, deslizamentos de terras, estiagens e vendavais.

Nesse projeto, a Defesa Civil investiu R$ 1,05 milhão por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil. Foram produzidos 2 mil kits educativos, destinados a todas as escolas estaduais de ensino fundamental, compostos por: boletim informativo; livro didático para professores; gibi para alunos; dvd contendo um filme documentário, um filme curto e vinhetas de animação, e o making of da realização do projeto.

O material foi distribuído gratuitamente a 1.324 escolas. Cada uma recebereu o Kit Educativo acompanhado de um lote de gibis, com um exemplar para cada aluno matriculado na 7ª série. Foram impressos 70 mil gibis. A distribuição dos kits educativos aconteceu no início do ano letivo de 2009.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar de um concurso de desenhos e frases, que teve o objetivo de estimular o engajamento dos adolescentes na campanha, valorizando seus pontos de vista. Os trabalhos selecionados no concurso foram premiados e ilustraram um calendário para divulgar as reflexões dos adolescentes sobre o tema.

O filme documentário, dedicado aos professores e ao público em geral, apresentou aspectos da realidade mundial, mudanças climáticas globais, principais fenômenos naturais, reflexões sobre percepção de risco e redução de desastres, dicas de prevenção e autopreservação, políticas públicas, o papel das comunidades, entrevistas com especialistas, e perspectivas para modos de vida mais sustentáveis, com destaque para Santa Catarina.

O projeto foi focado na educação e na comunicação, teve caráter de utilidade pública e fomentou a criação de uma rede cooperativa de comunicação, em parceria com veículos de mídia e redes sociais, que foram estimulados a contribuir com a difusão de informações sobre cultura de prevenção de desastres.

Como forma de estimular a organização da comunidade catarinense para o empenho em ações preventivas, foi realizado o Projeto Piloto de Capacitação, com oficinas teórico-práticas oferecidas a lideranças do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis, no segundo semestre de 2008. Ao encerramento do curso foi efetuada uma ação comunitária de prevenção de desastres, em parceria com a Defesa Civil.

Gibi

O material propõe uma reflexão sobre os desastres e suas consequências, e a urgência de se fazer prevenção e mudar atitudes humanas que colocam em risco a existência da vida no planeta. Com um roteiro e linguagem visual expressivos e tocantes, a HQ, criada pelo ilustrador Samuel Casal, conquista os adolescentes como aliados para a construção de uma cultura de prevenção de desastres no Brasil, para que sejam responsáveis por sua autoproteção, e por cuidar da preservação da vida.

ANEXO:Percepção de Risco – gibi

Livro didático para professores

Com foco em percepção de risco e prevenção de desastres, o livro escrito por Fábio Brüggemann conversa com o professor sobre o tema dos desastres e sua interdisciplinaridade. Trata, por exemplo, dos conceitos de percepção, vulnerabilidade e risco, e sobre mudanças climáticas, urbanização, fatores sócioeconômicos, ecologia e sustentabilidade, temas para serem desenvolvidos em sala de aula. O livro inclui também sugestões de abordagem do tema e de atividades com os alunos.

ANEXO:Percepção de Risco – Llivro do professor

Filme documentário

Dedicado aos professores e ao público em geral, o documentário, dirigido por Sandra Alves e Vera Longo, agrega uma série de entrevistas com especialistas e personalidades da área do Brasil, de Santa Catarina, e da Estratégia Internacional para Redução de Desastres da ONU. Representantes do poder público, de institutos de pesquisa, de organizações não-governamentais, pessoas de diversas áreas do conhecimento falam sobre percepção de risco e prevenção de desastres de maneira interdisciplinar. Atingidos por desastres também contam suas experiências.

ANEXOS: Percepção de Risco – Trailer Documentário

 

Vinhetas de animação

Propõe de forma criativa aos adolescentes e à comunidade em geral reflexões sobre o tema, com foco na autopreservação e na interrelação com o meio ambiente. A campanha foi feita a partir de ilustrações de Samuel Casal.

 ANEXO: Percepção de Risco – Vinheta