Entre os anos de 2003 e 2009 foram desenvolvidos alguns projetos na área de produtos perigosos em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina – CEPED UFSC:
- (2003 – 2005) – Projeto: “Programa Estadual de Controle do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos”, o projeto viabilizou a criação de um Banco de Dados e a realização de Operações de Controle do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos nas principais rodovias catarinenses. Atualmente o Banco de Dados conta com mais de quatro mil fichas de pesquisas inseridas e gera mais de 15 diferentes relatórios;
- (2005 – 2007) – Projeto de Diagnóstico das Condições de Manuseio de Produtos Perigosos no Estado de Santa Catarina, foi o 2º Projeto na área de produtos perigosos, além de abordar o transporte rodoviário ampliou a pesquisa para os outros modais;
- (2007 – 2009) – Projeto de Caracterização das áreas circunvizinhas das principais Rodovias e Ferrovias utilizadas para o Transporte de Produtos Perigosos no Estado de Santa Catarina visando a elaboração de PRAEs – Planos Regionais de Atendimento Emergencial, foi o 3º projeto na área de produtos perigosos, além de abordar a prevenção envolveu a preparação para emergências.Os Planos foram atualizados no final de 2011 e estão disponíveis no link Produtos Perigosos.
No ano de 2010 o estado de Santa Catarina firmou um convênio entre o DNIT e UFSC, viabilizando o desenvolvimento do Projeto: “Sistema de Prevenção, controle e atendimento emergencial em Acidentes com Produtos Perigosos no trecho Sul da BR-101”, o projeto foi uma medida de compensação ambiental por conta da duplicação do trecho sul da BR-101.
O objetivo geral do Projeto foi a estruturação de um Sistema Integrado de 1ª Resposta e Resposta Especializada, para atendimento de acidentes envolvendo produtos perigosos, no trecho sul da BR-101, entre os municípios de Palhoça e Passo de Torres, de modo a prestar socorro e assistência às vítimas, de uma forma rápida e eficiente.
Os objetivos específicos do Projeto englobaram:
- Atualizar a base de dados referentes à movimentação de PP neste trecho da rodovia;
- Elaborar Plano Ambiental Emergencial – PAE;
- Treinar e habilitar profissionais para compor as equipes de primeira resposta e resposta especializada;
- Adaptar área hospitalar para atendimento de queimados e intoxicados;
- Desenvolvimento e implantação de um banco de dados, para gerenciamento de todo o sistema;
- Aquisição de equipamentos/materiais e veículos;
- Campanhas de esclarecimento aos usuários e populações lindeiras.