Rede Cooperativa de Comunicação (2009)

Como ação estratégica para a construção de uma cultura de prevenção de desastres, o projeto “Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar” propôs a criação da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres.

A criação da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres com veículos de mídia, órgãos públicos e instituições sociais, tem o objetivo de estimular a contribuição com a difusão de informações sobre percepção de risco e cultura de prevenção de desastres, e a promover reflexões sobre o tema em diversos âmbitos.

A Rede terá como membros o Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina, o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC), jornais, emissoras de rádio e televisão, sites de informação, mídias sociais e comunitárias e outras redes de informação sobre temas relacionados, no âmbito estadual, nacional e latino-americano.

Como resultados tivemos a realização do 1º Fórum Catarinense da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres no dia 29 de agosto de 2009, em Florianópolis. O encontro serviu para aprofundar o tema, trocar experiências e propiciar um momento de reflexão e debate com profissionais de comunicação de todos os setores. Na ocasião foi construído coletivamente um protocolo de intenções para nortear a atuação da Rede. Em 2010, foi realizado o 2º Fórum Catarinense da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres, juntamente com o lançamento do livro Comunicação em Desastres.

ANEXO: Livro Comunicação em Desastres