Província italiana trocará experiências com Defesa Civil catarinense

due20marzo2009Santa Catarina contará, a partir desta sexta-feira (20), com o apoio técnico e colaboração da Defesa Civil da Província de Bergamo, na Itália, para trabalhos de prevenção de desastres. Um acordo de cooperação foi assinado nesta manhã, em Bérgamo, entre o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso; o presidente da Santur, Valdir Walendowsky; o diretor do órgão catarinense, major Márcio Luiz Alves, e os representantes italianos, o governador de Bérgamo, Valério Bettoni, e o secretário de Tráfego e Defesa Civil, Valter Milesi.

“O Governo do Estado está muito interessado em organizar e realizar atividades com a Defesa Civil da Província de Bergamo, inclusive na formação de voluntários, já que possuem vasta experiência na área”, explica o secretário Pedroso. Na ocasião, o secretário convidou a equipe italiana para participar do 4º Seminário Internacional de Defesa Civil, a ser realizado no mês de maio em Florianópolis.

O documento assinado prevê o conhecimento nas relações com os voluntários da Defesa Civil; dos instrumentos utilizados pelo sistema de comando e controle nas operações do órgão e na gestão das operações de emergência; e do processo de comunicação antes, durante e após as ocorrências. De acordo com o convênio, será estudada ainda a possibilidade de usar equipes italianas de emergência com suporte de helicópteros e aviões; e formação de equipe técnica em questões como geologia e intervenção nas estruturas urbanas.

Para o diretor Márcio Luiz Alves, este intercâmbio pretende aprimorar a técnica e o relacionamento entre integrantes de ambos os órgãos. Ele explica ainda que no sábado (21) a equipe da Defesa Civil de Bérgamo irá realizar um exercício simulado para demonstração à comitiva catarinense, também formada pelo deputado estadual Décio Góes.

sette20marzo2009

O governador da província, Valério Bettoni, destaca o desempenho do órgão italiano. “Bérgamo desenvolveu nos últimos anos uma sólida experiência na gestão e organização da equipe de voluntários e nas atividades de logística de Defesa Civil. Firmamos esta parceria no sentido de alcançar resultados concretos após definir as atividades de cada uma das partes”, afirma.

Na próxima semana, a comitiva estará em Genebra, na Suíça, para tratar da instalação de um escritório da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), das Nações Unidas (ONU), em Florianópolis. Na França, também irá conhecer o sistema de Defesa Civil e o trabalho realizado com produtos perigosos.