Quase 180 Termos de Compromissos assinados com prefeitos catarinenses

IMG 9227

A tarde foi de assinaturas de Termos de Compromissos, na Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina. O Secretário, Milton Hobus recebeu prefeitos de todas as regiões do Estado para firmar parcerias.

Foram assinados 142 Termos de Compromissos para a instalação de Kit’s Casas Modulares e 35 Termos de Compromissos para a entrega de Kit’s de Transposição de Obstáculos. A Parceria entre Estado e Municípios resultou no investimento do Governo de Santa Catarina de mais de R$ 7 milhões. Os valores, já estão disponíveis, para realização das obras, graças ao Fundo Estadual de Defesa Civil.

Somente em casas modulares, como a inaugurada, em Florianópolis na tarde desta quinta-feira, 03, o montante é de quase R$ 5,4 milhões. Já os Kit’s de Transposição de Obstáculos que substituem pontes ou pontilhões, que foram devastados por eventos climáticos, terão investimentos de quase R$ 1,6 milhões. “Todo esse investimento é pra dar mais alento as famílias de Santa Catarina. Algumas esperavam desde 2008, para ter a casa própria.” Concluiu Hobus.

No caso dos kit’s casas modulares, a prefeitura é responsável pela preparação e documentação do terreno, que deverá estar escriturado no nome da matriarca da família. Após concluso este processo, o município começa receber as unidades.

Em relação aos kit’s de transposição de obstáculo, o município tem que construir a cabeceira, dentro dos padrões para que a estrutura seja instalada. Com esse estágio concluído, a Defesa Civil do Estado libera a ponte, que em até duas horas pode estar pronta para o tráfego

Municípios beneficiados:

Kit’s de Transposição Obstáculos:

Angelina – 8m.

Schroeder – 04

Três Barras – 10

Turvo – 04

Além dessas parcerias, o Governo do Estado liberou mais de R$ 700 mil, para municípios como Criciúma, Itaiópolis, Major Vieira, Modelo, Rio Negrinho e Timbó. Os recursos serão utilizados na recuperação de pontos destruídos pelas chuvas, nas cidades.

Os recursos liberados somente nesta quinta-feira são da ordem de R$ 8 milhões para auxiliar dezenas de municípios catarinenses, em ações de defesa civil.