Radar meteorológico já está no Alto da torre

DSC01299

Nesta terça-feira(03), foi finalizado o processo de içamento do radar meteorológico de Santa Catarina. A equipe composta por técnicos da Defesa Civil do Estado, representantes da empresa fabricante, nos Estados Unidos e operadores do guindaste, iniciaram a operação, ainda na madrugada. Era por volta de 5h, quando os trabalhos tiveram início.

Apesar disso, a primeira tentativa ocorreu por volta de 6h, quando a antena foi erguida. Depois disso, os trabalhos se concentraram no içamento da radome – bola fabricada em fibra de vidro, que tem como objetivo proteger o radar.

Conforme o Diretor de Projetos Especiais, Emerson Emerin, foram cerca de 12 horas de trabalho intenso até que a radome estivesse no alto da torre, de 27 metros. Com 3,5 toneladas, a peça foi erguida duas vezes. Na primeira na tentativa, ainda pela manhã, houve uma adequação para que a peça encaixasse a antena. “Tivemos que retirar mais uma parte da antena para que houvesse o encaixe. O trablho foi feito de forma muito profissional por um alpinista”, disse Emerin.

Depois dessa etapa, os técnicos içaram a radome por volta de 16h. Meia hora depois, a “bola” já estava no alto da torre. Agora começa a etapa de instalação dos equipamentosuma. Emerin, destacou ainda a vinda de mais um norte-americano, que deve chegar na semana que vem para acompanhar a instalação eletrônica do equipamento. 

Segundo o Secretário de Estado, Rodrigo Mortelli, o estágio de testes também vãopossibilitar verificar a funcionalidade do radar, ja instalado. “O radar meteorológico, passando por essa fase de testes, está pronto para operar. No entanto, já deve produzir imagens, ainda nesse período, que serão concentradas no Centro de Monitoramento, em Florianópolis”, afirmou Moratelli.