Radar meteorológico tem 90% da obra concluída.

DSC00619

Santa Catarina está prestes a receber o primeiro radar meteorológico do Estado. A Obra que segue em ritmo acelerado, em Lontras no Alto Vale do Itajaí entra na reta final. Com 90% dos trabalhos concluídos, a previsão é que no dia 05 de maio, comece a montagem do equipamento.  A torre com 25 metros de altura que vai receber o radar está fase de acabamentos. São oito andares de uma obra de grande magnitude para a região. Aliás, o motivo da escolha de Lontras para receber o radar é pela altitude e centralização do município. Outras áreas do Estado chegaram a ser estudadas, mas não comportariam tal obra.

Térreo – sala Gerador e Transformador,

1º Andar – Alojamento,

2º Andar – Cozinha,

3º ao 6º Andar- Espaço para empresas – que utilizam transmissão em altitudes – telefonia e televisão – custo mensal R$ 15mil.

7º Andar – Equipamento de manutenção,

8º Andar – Radar Meteorológico.

Além disso, a área do radar conta com um heliponto, que poderá ser utilizado em situações de emergência. O terreno conta com aproximadamente 10 mil metros quadrados. O Radar será responsável pela cobertura de 77% do território catarinenses, que em linha reta, a distância alcançada pode chegar aos 200 km. Isso quer dizer que cerca de 190 municípios do Estado estarão sob o monitoramento constante do radar. “Somente as regiões do Extremo Norte e Extremo Sul ficam de fora da cobertura, mas quanto a isso vamos contar com parceria dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul”, disse o Secretário Rodrigo Moratelli.

As informações captadas pelo radar serão enviadas para o Centro de Monitoramento, na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis. Com as leituras será possível prever chuva, vento, granizo e risco de ocorrências climáticas com até duas horas de antecedência. Os dados poderão apontar volume e densidade de cada ocorrência, 24 horas por dia. As informações coletadas serão geridas por profissionais da Secretaria de Estado da Defesa Civil e Epagri/Ciram que vão operar o equipamento em parceria.

O radar meteorológico de Santa Catarina é o mais moderno que existe em território nacional atualmente. Adquirido de uma empresa norte-americana, o equipamento custou aos cofres públicos R$ 10 milhões. Os recursos são do Estado, provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil. A previsão é que até o mês de junho o equipamento seja inaugurado.