Radar Sul entra em operação

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugurou nesta quinta-feira, 15, o Radar Sul, localizado no Morro dos Conventos, em Araranguá. Agora, junto com os radares do Vale (Lontras) e do Oeste (Chapecó), Santa Catarina é o único Estado do Brasil com 100% do território monitorado por radares meteorológicos.

“O equipamento tem a função estratégica de fazer a leitura atmosférica da região do Sul do Estado. Com isso, podemos emitir alertas coerentes e mobilizar com antecedência as equipes para atuar em uma situação de crise”, comentou Moratelli. Segundo ele, o mais importante é dar informações confiáveis para que a população possa reagir a todos os eventos meteorológicos que impõem desafios ao Sul do Estado.

O radar é móvel e possui o alcance de 100 quilômetros, abrangendo 41 municípios. Quando necessário o equipamento pode ser deslocado para qualquer lugar de Santa Catarina. No total foram investidos cerca de R$ 4,1 milhões com recursos próprios do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC) e do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo Banco do Brasil.

A instalação foi possível devido a parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Marinha do Brasil, que cedeu o espaço para a instalação do Radar. “É uma satisfação para a Marinha poder ceder parte deste terreno. O farol, localizado no mesmo terreno, já presta a segurança dos navegadores que passam pelo litoral sul e agora também vai prestar um serviço de proteção a sociedade catarinense”, destacou o Capitão de Mar e Guerra, Emerson Gaio Roberto, comandante da Capitania dos Portos de SC.

Segundo ele, a segurança dos navegadores também vai aumentar. Com os dados coletados pelo radar será possível avisar com antecedência os navegadores para que os cuidados sejam redobrados.

IMG 4196