Realizada a formatura do Curso de Proteção e Defesa Civil

Participação do Chefe da DCSC, David Busarello, diretamente do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Foto: Flávio Jr DCSC.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou nesta quinta-feira (05) a formatura de alunos do Curso EAD de Proteção e Defesa Civil. O evento integrou virtualmente todas as estruturas da DCSC. Diretamente do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis, o chefe da DCSC, David Busarello, realizou a abertura. No total 154 participantes alcançaram a média e concluíram o curso, destes 85 alunos participaram da formatura de forma presencial nas regionais da DCSC.

A capacitação teve a duração de cinco semanas e foi destinada a coordenadores municipais de defesa civil e pessoas ligadas as coordenadorias municipais. O objetivo foi preparar os alunos para atuar de forma eficiente e eficaz na gestão de riscos e desastres. O curso foi oferecido dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde foram disponibilizados materiais de apoio como e-book, videoaulas, slides, material complementar, dentre outros. Os alunos aprovados receberam certificado, com carga horária de 50 horas, e reconhecido pela DCSC.

Formatura na Coordenadoria Regional da DCSC da Grande Florianópolis. Foto: Flávio Jr DCSC.

“Com extrema alegria e satisfação que realizamos esta primeira formatura dos cursos EAD da DCSC. É um momento importante, não somente para a DCSC, mas pra todas as defesas civis municipais”, comentou o chefe da DCSC David Busarello. Ele reforçou que é preciso destacar a importância da comunicação e interligação entre as coordenadorias regionais e municipais. “Esse elo precisa diariamente ser fortalecido para que possamos, no momento de desastre, atuar junto a comunidade, aos municípios da melhor forma. Isso acontece quando temos o conhecimento adequado para promover uma ação eficaz”, completou Busarello. Ao final o chefe da DCSC cumprimentou a Diretoria de Gestão da Educação, os coordenadores regionais e os formandos que se dedicaram ao curso. “Apenas vamos conseguir evoluir e crescer quando tivermos a educação como pilar central e dentro da DCSC estamos atuando desta forma e alcançando resultados positivos”, finalizou.

Já o diretor de Gestão da Educação da DCSC, Alexandre Corrêa Dutra, cumprimentou os participantes, os coordenadores regionais e a equipe que realizou o curso, “Este foi um curso de suma importância que foi planejado com base na necessidade dos municípios com base no início das gestões municipais. Ensinamos estamos aprendendo”, declarou.

Formatura realizada no Município de Grão Pará. Foto: Divulgação