Representantes catarinenses recebem medalha do Governo de São Paulo por atuação no desastre de 2008

meO comandante-geral da Polícia Militar, coronel Eliésio Rodrigues; o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves; e o comandante do Batalhão de Aviação da PM, tenente-coronel Milton Kern Pinto, receberam nesta quinta-feira (16), do Governo de São Paulo, a Medalha Defesa Civil pelas ações realizadas durante as fortes chuvas que atingiram o estado catarinense em novembro de 2008.

A honraria, entregue pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Luiz Massao Kita, durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, foi instituída em 1987 e é destinada às pessoas que “colaboraram de forma expressiva para o desenvolvimento da comunidade em ações de Defesa Civil”. No período do desastre em novembro de 2008, o estado de São Paulo enviou equipes das Polícias Civil e Militar com helicóptero, Corpo de Bombeiros com viaturas e cães farejadores, da Secretaria da Saúde, Defesa Civil, dos Institutos Geológico e de Pesquisa Tecnológico (IPT), além de mantimentos.

“Santa Catarina sofreu um desastre sem precedentes, mas hoje é emocionante estar aqui e poder olhar nos olhos das pessoas que estiveram lá e nos ajudaram durante a tragédia”, destacou o diretor da Defesa Civil catarinense, major Márcio Luiz Alves. “O povo paulista tem que se orgulhar pelos representantes que tem. Hoje, eles recebem o obrigado dos catarinenses”, disse.

O coordenador do órgão paulista, coronel Kita, salientou o trabalho dos representantes catarinenses, que “demonstraram alto grau de sentimento humano e habilidade na coordenação dos trabalhos que visavam a preservação da vida das pessoas”. As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em novembro de 2008 provocaram 135 mortes e deixaram mais de 80 mil pessoas desalojadas e desabrigadas.