Representantes da Defesa Civil Estadual participam do curso para formação de agentes multiplicadores

Nesta semana, de 5 a 9 de dezembro, o diretor de prevenção, major Emerson Emerim, e a gerente de prevenção, Caroline Margarida, da Secretaria Estadual da Defesa Civil,  participam do curso de Capacitação para Ações de Redução de Riscos de Desastres, no Mercure Hotel Eixo, em Brasília. Os principais objetivos são o intercâmbio para discutir medidas de gerenciamento dos riscos de desastres e ilustrar o papel dos diferentes atores na redução das vulnerabilidades.

Dividido em dez módulos, o curso, que acontece até sexta-feira (9), apresenta uma orientação básica sobre os conceitos da redução de riscos e desastres e a gestão de risco no contexto do desenvolvimento sustentável. Entre os temas a serem abordados estão agenda para redução de riscos de desastres; governabilidade e mecanismos para a redução de riscos de desastres; gestão de riscos climáticos e urbanos; investimento público e planejamento da recuperação rápida no pós-desastre.

“O curso é uma oportunidade de aperfeiçoarmos o material apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desastres, adaptando-o à realidade brasileira e, mais ainda, contribuindo com as nossas experiências”, afirmou o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, durante a abertura do evento promovido pela secretaria.

Para o coordenador residente das Nações Unidas no Brasil e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediek, o curso é uma oportunidade para melhorar a qualidade técnica do trabalho desenvolvido pela ONU, além de possibilitar a difusão do conhecimento. “Devemos procurar mecanismos para que a informação seja compartilhada, tendo em vista uma perspectiva de trabalho continuado”, afirmou.

Com metodologia conhecida como OT (Training of Trainers), que consiste na capacitação de multiplicadores, 35 alunos entres agentes e gestores de Defesa Civil, membros da ONU e pesquisadores de instituições acadêmicas estão sendo capacitados.

O curso
O propósito é fomentar a compreensão dos conceitos e diretrizes referentes à Redução de Riscos e Desastres que inclui o Marco de Ação de Hyogo 2005-2015: Aumento da resiliência das comunidades e nações frente aos desastres (MAH). O curso recorrerá à base de conhecimento dos participantes para que possam relacionar os temas da redução de riscos de desastres com suas responsabilidades de trabalho cotidianas.

Após o curso, os participantes terão as bases para refletir sobre como incidir em seus níveis de Governo para promover uma visão integral que considera a redução de risco de desastres no desenvolvimento e gestão territorial dos estados e municípios. Será utilizada uma variedade de métodos como exposições de facilitadores, troca de ideias, discussões e trabalhos em grupo de maneira participativa e interativa.

Módulo 1: Entendendo o risco de desastres no contexto do desenvolvimento.
Módulo 2: A agenda de redução de riscos de desastres (RRD) e o Marco de Ação
de Hyogo (MAH).
Módulo 3: Governabilidade para a Redução de Riscos de Desastres.
Módulo 4: Transversalização da Redução do Risco de Desastres.  .
Módulo 5: Ferramentas para a Redução do Risco de Desastres.
Módulo 6: Gestão de Riscos Climáticos
Módulo 7: Gestão de risco urbano para construir cidades mais resilientes