Ressacas atingem litoral catarinense

dsc06970

As ressacas vêm atingindo o litoral catarinense e causando estragos nos municípios catarinenses. Este desastre natural é denominado erosão marinha, que resulta em inundação litorânea devido à brusca invasão do mar. Em Balneário Barra do Sul há pelos menos sete pontos críticos: Point da Dó, Orla central, rua Síria, Salinas, rua Sobral, restaurante do Chico e a rua Wenceslau Soares. A ressaca atinge a cidade desde o dia 19 de maio.

Fotos: Defesa Civil Balneário Barra do Sul

Em Florianópolis, a Praia da Armação é a mais afetada. De acordo com dados preliminares da Defesa Civil do município, 46 casas foram atingidas e 16 destruídas. Para evitar o avanço do mar, está sendo construída uma contenção. Na Barra da Lagoa, os técnicos da Defesa Civil identificaram a situação como um ciclo natural devido ao fenômeno já ter acontecido em outros períodos. No local nove residências foram atingidas. No Campeche a situação também é grave, há cerca de 10 residências com risco de desabamento. Segundo informações da Defesa Civil municipal, as dunas estão se deslocando com a força do mar. Desde abril, as ressacas atingem a capital.

O Departamento Estadual de Defesa Civil informa que persiste o alerta para o mar. A agitação marítima diminuiu nesta quarta-feira (2), mas ainda oferece risco a navegação e atividades de pesca, principalmente a pesca artesanal da tainha.  O mar fica mais calmo entre a sexta-feira (4) e o sábado (5). Porém, de domingo (6) para a segunda-feira (7) volta a ficar agitado em todo o litoral catarinense.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

dsc06942  dsc06930