Rio do Sul recebe R$ 10 mi para obras de reconstrução e prevenção.

rio do sul 20130921 2042382669

O município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí vai receber cerca de R$ 10 mi para obras de reconstrução e restabelecimento de áreas que sofrem a cada período de chuva intensa. A liberação de recursos foi viabilizada pelo Governo de Santa Catarina, através da Defesa Civil do Estado.

O compromisso da Defesa Civil Nacional para Rio do Sul está na fase final de tratativas. O acordo foi firmado durante enchente de setembro de 2013, entre Ministro da Integração Nacional, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil ao Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Milton Hobus. As autoridades estiveram na região durante o período, para acompanhar a situação das cheias no Município.

Principais obras contempladas:

Bairro Ganta Galo,

Construção de encosta na Estrada do Redentor – R$ 1.377.708, 21.

Obras de contenção Expedicionário Menelau Claudino dos Santos – R$ 3.115.809,89.

Barra do Trombudo,

Melhorias na rua Patrício Noveletto   – R$ 100 mil

Itoupava,

Rodovia Municipal Lauro Pamplona – R$ 400 mil

A rua dos Vereadores vai receber estudos  de geologia, topografia e projeto executivo para restauração da via e contenção de encosta- R$ 126 mil

Taboão

Construção de muro de gabião na rua João Ledra – R$ 752.276,21.

Bela Aliança,

Construção do muro de gabião, na rua Ernesto Michelson – R$ 871.849,04.

Albertina/Bom Fim/Sumaré,

Recuperação da ponte pênsil que liga os bairros Albertina ao Sumaré, através da comunidade Bom Fim – R$ 700 mil

Construção de muro de contenção (gabião), na localidade Bom Fim – R$ 126 mil

Barra do Trombudo,

Implantação de muro de gabião para conter escorregamentos de terra, na rua Valdemiro da Silva – R$ 190 mil

Barragem,

No loteamento Liberdade será erguido um muro de gabião – R$ 200 mil

Jardim Alexander,

Retirada de material, recomposição de encosta e muro de contenção – R$ 3.600.000,00

No entanto, obras já estão em execução no Bairro Jardim Alexander e absorveram um montante de R$ 3,6 mi. E, R$ 7,2 mi para obras de reconstrução e prevenção. Somados aos R$ 650 mil já destinados pelo Fundo Estadual de Defesa Civil, o município conta com mais de R$ 11 mi para a cidade voltar a respirar aliviada e minimizar os efeitos das chuvas que assolam Rio do Sul ao longo dos anos.