Santa Catarina apoia Defesa Civil Nacional nas ações de combate à seca no Nordeste

anisio_de_abreu_1

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) está participando da mobilização realizada pelo Governo Federal, na região do semiárido brasileiro, que visa minimizar os efeitos da seca e da estiagem em nove estados. Os profissionais convidados integram os Comitês de Combate à Seca nas regiões mais críticas, sob a coordenação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).

O objetivo é de articulação, coordenação e acompanhamento das ações de enfrentamento da estiagem desencadeadas pelos órgãos do governo federal, estadual e municipal.

“Considero importante este apoio a Defesa Civil Nacional e aos estados, pois frequentemente somos atingidos por desastres e também recebemos todo o suporte necessário nas ações de atendimento às comunidades impactadas. Além de ser um grande momento para troca de conhecimentos e experiências entre os estados e seus profissionais” ressaltou o secretário da defesa civil estadual, Geraldo Althoff.

Os profissionais da Defesa Civil Estadual participam, desde julho, das ações nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O comitê é composto em cada estado por técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil e dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; de Minas e Energia; do Desenvolvimento Agrário; do Exército Brasileiro; representantes da Defesa Civil dos Estados e representantes da Associação dos Municípios.

Seca no Nordeste – Atualmente nove estados são assistidos pelo Governo Federal, por meio do Cenad, sendo que juntos, possuem 10.229.145 pessoas afetadas e 1.209 municípios com reconhecimento de Situação de Emergência.