Santa Catarina Completa 100 dias de combate ao coronavírus

As ações do Governo do Estado de enfrentamento a pandemia completam, nesta quarta-feira (24), 100 dias. O início da Operação Covid-19 ocorreu no dia 17 de março com o acionamento do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Com base no protocolo de ação do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) toda a estrutura de Governo foi mobilizada para as ações preparatórias e de resposta a pandemia, em apoio a Secretaria de Estado da Saúde.

Foi muito trabalho, com equipes atuando de forma incessante com todas as estruturas do poder público em parceria com os municípios, entidades representativas e demais poderes, uma verdadeira congregação de esforços”, destacou o Chefe da Defesa Civil de santa Catarina (DCSC), João Batista Cordeiro Júnior.

Segundo ele, o trabalho resultou em normativas necessárias e o entendimento do que é necessário para alcançar os resultados positivos no Estado. Ele ressaltou que foi fundamental a implementação das medidas de restrição logo no primeiro momento quando o contágio comunitário foi identificado no território catarinense. “Com as medidas de isolamento e sanitárias para reduzir a contaminação das pessoas conseguimos o achatamento da curva, mas isso não quer dizer que já temos toda a questão resolvida. Ganhamos tempo para a adequação das estruturas e o trabalho continua para minimizar as consequências para as pessoas”, reforçou João Batista.

O Chefe da DCSC descreve que o momento mais difícil foi o inicial em função da imprecisão das informações dos efeitos da pandemia em Santa Catarina. “O nosso Estado conseguiu resultados excelentes com as medidas adotadas, mas isso não quer dizer que a preocupação se encerra”, declarou. Santa Catarina está registrando um contágio gradual e controlado e com isso a população deve permanecer em alerta e recepcionar todas as informações e recomendações que o Governo do Estado faz.

Monitoramento da Operação Covid-19 no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). Foto Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM

Regionalização

Estamos em uma fase avançada com a regionalização das ações e a participação de forma mais efetiva dos municípios na tomada de decisões. “Com as avaliações regionais foi possível focar em medidas específicas para cada região do Estado e cada município”, completou o Chefe da Defesa Civil Estadual. De acordo com ele, com as ferramentas existentes hoje é possível fazer a mensuração e projeções apuradas que embasam a tomada de decisões diferenciadas das Prefeituras.

Integração da Estrutura de Governo

A principal função do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) é dar suporte para todas as necessidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através dos encaminhamentos do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

Durante a operação foram representadas no GRAC mais de 50 órgãos e instituições das esferas municipal, estadual e federal. Atualmente permanecem operando diariamente 30 representantes das áreas da Saúde, Defesa Civil, Segurança Pública, Educação, Assistência Social, além de membros da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça e da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).

Centro de Logística Montado no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar. Divulgação DCSC.

Ações de apoio

Em Santa Catarina a Pandemia não foi tratada apenas como uma questão de saúde pública, mas como um desastre por doença infecciosa. Desta forma, as ações e procedimentos foram integrados e cada instituição possui um papel específico.

Um dos exemplos da importância da integração é a atuação das estruturas de segurança pública que foi importante para o cumprimento das orientações e determinações do Governo do Estado”, reforçou João Batista.

Durante a operação também foram realizadas através do GRAC ações de recebimento de doações, logística humanitária, distribuição de insumos hospitalares, medicamentos, equipamentos de proteção e transporte de equipamentos para o tratamento de pacientes, em destaque os ventiladores mecânicos.

Transporte de respiradores para o Interior do Estado. Divulgação DCSC

Integração do Poderes

É importante destacar também a participação dos poderes Legislativo e Judiciário auxiliando o Estado tanto na questão da Legislação necessária, quanto no cumprimento das normativas e decretos do executivo. “Com essa sinergia de esforços conseguimos esse resultado. Não é uma coisa simples trabalhar com uma situação desconhecida e graças ao trabalho integrado com a participação de diversos órgãos e entidades representativas conseguimos minimizar os impactos econômicos”, explicou o Chefe da DCSC.

Recomendações para a população

O combate ao coronavírus continua e as recomendações para a população são reforçadas pelo Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual. É necessário reforçar a higiene pessoal, o uso de máscaras, praticar o distanciamento social e aumentar os cuidados com a população mais vulnerável, como idosos e portadores de doenças pré existentes.