Santa Catarina inova com Ensino a Distância na área de Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina (DC) realizou o lançamento do Sistema de Ensino a Distância (EaD) da Instituição. Os primeiros cursos serão de Condução de Veículos Oficias, que já está em andamento, e o de “Proteção e Defesa Civil” que terá início na próxima semana e inicialmente será voltado para os coordenadores regionais do Estado. O evento foi transmitido através de videoconferência para as vinte regionais da DC.

Segundo o Chefe da DC, João Batista Cordeiro Júnior, esta é uma nova fase na educação.  “Há muitos anos a DC se preocupa em capacitar o público interno e externo com diversas ações como a Defesa Civil na Escola e Seminários Nacionais”, explicou. Ele comenta que a EaD possibilita chegar a um público mais amplo. “Estamos estendendo nossos horizontes e levando a  Defesa Civil cada vez mais perto das pessoas, mostrando a importância da prevenção,  mitigação no gerenciamento de riscos e desastres”, completou.

IMG 2531

Lançamento realizado na sede da Defesa Civil de SC. Foto: Flávio Jr.

A iniciativa tem como foco final capacitar líderes comunitários,  professores das escolas públicas,  voluntários, coordenadores estaduais e municipais de Defesa Civil.

Através da EaD a Defesa Civil vai superar obstáculos, promovendo o processo de construção de conhecimentos evitando ou reduzindo desastres. “O principal propósito é proteger a vida e o patrimônio do cidadão catarinense, estabelecendo uma sociedade mais resiliente”, finalizou.

Já o diretor de gestão de educação da DC, Alexandre Corrêa Dutra, falou sobre o Curso de Proteção e Defesa Civil que será dividido em quatro lições: Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil; Gestão de Riscos; Gestão de Desastres; Gestão Administrativa, Financeira e Jurídica de DC. Ele explicou que o objetivo é capacitar os coordenadores para atuar de forma eficaz nas ações de gestão de riscos e desastres. “Este momento é muito importante, porque a partir de agora iniciamos uma nova fase. A EaD vai levar nosso trabalho para todos os cantos de Santa Catarina”, destacou.

IMG 2533

Evento contou com a participação do Chefe da Defesa civil de SC, João Batista Cordeiro Jr. Foto: Flávio Jr Ascom DCSC