Santa Catarina recebe kits de transposição de obstáculos

fim semana 068

Foto: Paulo Cesar Santos.

Coordenadores Regionais, Diretores e Secretário de Estado da Defesa Civil participaram da entrega de 15 kits de transposição de obstáculos em várias regiões de Santa Catarina. As estruturas foram instaladas para substituir pontes e pontilhões danificados pelas chuvas. Pré-fabricadas e protendidas na montagem suportam cerca de 50 toneladas. Os kits variam entre 05 e 12 metros de extensão e o padrão de cinco metros de largura.

As estruturas que podem ser montadas em até duas horas, tem custo 50% mais baixo que os padrões existentes no mercado. Os recursos para a construção desses kits são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. A aquisição e montagem são por conta da SDC, já as cabeceiras são de responsabilidade das prefeituras beneficiadas. Os municípios agraciados com os kits de transposição de obstáculos na semana passada foram: Caxambu do Sul, São Bernardino, Tunápolis, Guaramirim, Rio das Antas,  Nova Trento, São Joaquim, Santa Cecília, Lauro Muller, Paulo Lopes, Concórdia, Laurentino, Chapadão do Lageado, Agronômica e Rio dos Cedros. O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve no Vale do Itajaí e lembrou as necessidades de responder rapidamente a necessidade da população. “Pudemos ver famílias esperando por uma ponte de concreto há pelo menos 50 anos. Hoje, podemos entregar com agilidade, segurança e qualidade”, destacou.

Até agora mais de 70 unidades já foram montadas em Santa Catarina. Quase 130 kits de transposição de obstáculos foram entregues. O investimento feito pelo Governo do Estado é superior a R$ 5,8 milhões só na aquisição dos kits de transposição.

O prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomazelli, comentou a parceria. “É esse tipo de ação que precisamos. Atender a população com rapidez. A Defesa Civil está de parabéns, a prefeitura e a comunidade de Alto São Bernardo que agora possui uma ponte de concreto”, frisou.