Santa Catarina receberá mais R$ 19 milhões para atender municípios afetados por desastres em 2009

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira (4) o repasse de R$ 19 milhões do governo federal para assistência e socorro de 59 municípios catarinenses afetados por desastres entre novembro e dezembro do ano passado. No último dia 31 de dezembro, o valor foi empenhado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e deverá ser pago em parcelas após publicação em Diário Oficial.

A distribuição de recursos será definida após uma vistoria da Defesa Civil Estadual, iniciada em dezembro, nos municípios afetados para levantamento dos prejuízos registrados em cada um. “Estamos seguindo as informações dos relatórios de Avaliação de Danos (Avadan), enviados pelas prefeituras, para poder atender cada município conforme sua real necessidade”, explica o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves.

A vistoria nos municípios está sendo realizada em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina. Em balanço divulgado no final de 2009, a Defesa Civil registrou a ocorrência de eventos adversos extremos em 277 cidades, ou 94% do território catarinenses durante todo o ano passado.