Santa Catarina sente reflexo de terremoto na Bolívia

Na última segunda-feira (02), por volta das 11:00 h ocorreu um terremoto no sul da Bolívia que foi sentido em quatro brasileiros e no Distrito Federal. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB) o terremoto ocorreu as 13:33(UTC), ou seja, 10:43 ( Brasilia).

O epicentro foi localizado nas proximidades da localidade de Carandayti, a magnitude calculada é  6,7 +/- 0,3 mb  e a profundidade do epicentro foi de  548 +/- 2 Km.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina fez contato com a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade de São Paulo (USP) que fazem o monitoramento, mas nada foi registrado pelos sismógrafos.

No estado e Santa Catarina, a cidade que mais sentiu o tremor foi Itajaí, também foi sentido em Florianópolis porem com menor intensidade.

Segundo engenheiro geólogo, Jannio Zadick Pineda Aguilar, da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), “a causa principal é a movimentação das placas tectônicas da America do Sul e de Nazca.

O geólogo vistoriou as edificações no município de Itajaí onde o abalo foi registrado, mas nada foi constatado.

Esse tipo de ocorrência já foi registrada em outras oportunidades no Estado. Em 2016, por exemplo, em Santa Catarina sentiu reflexos de um terremoto que ocorreu no Chile.

É importante destacar para a população que temos que nos conscientizar que este tipo de situação é mais comum que pensamos, já que o planeta terra não é estático. Dependendo da magnitude e intensidade novos abalos podem poderão ser sentidos no Estado.

Nestas situações o mais importante é manter a calma, verificar se as estruturas estão intactas e em caso de duvidas acionar a Defesa Civil do Município para a avaliação do local, através do telefone 199.  

Temos que conscientizar a população de que este é um fenômeno natural, que sempre ocorreu e que continuará ocorrendo na vida geológica do nosso planeta.