SDR Araranguá sedia 1ª Conferência Regional de Defesa Civil

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá realizou, na tarde desta quinta-feira (25), da 1ª Conferência Regional de Defesa Civil e Assistência Humanitária (Crmdc), no auditório do Centro de Treinamento da Epagri, em Araranguá. A abertura do evento foi executada pelo secretário regional de Araranguá Heriberto Afonso Schmidt e pelo coordenador regional da Defesa Civil, Sargento Djalma Santos Niles, e contou com a presença dos 15 municípios da região do Extremo-sul catarinense.

O evento, com apoio dos coordenadores municipais das defesas civis, teve como tema: “A Defesa Civil que temos e a que queremos”, como discussão preparatória para a Conferência Estadual, que ocorrerá no dia 3 de março, no Hotel Castelmar em Florianópolis, e a Conferência Nacional, que será em Brasília entre os dias 23 e 25 de março.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil na SDR Araranguá, a meta é fortalecer as atividades de Defesa Civil na região e garantir a sistematização das ações desenvolvidas pelos municípios na redução dos riscos. Os objetivos da Conferência forão avaliar a situação da Defesa Civil de acordo com os princípios e diretrizes da Defesa Civil Nacional; definir diretrizes para a reorganização das ações com ênfase na prevenção e Assistência Humanitária, e fortalecimento da participação social no planejamento da Defesa Civil.

Após a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência, o Secretário Executivo do Departamento Estadual de Defesa Civil, Major Emerson Emerin, ministrou a Palestra de Contextualização do tema. Posteriormente todos os participantes foram divididos em eixos temáticos, cada qual com seu facilitar e relator escolhido pelo grupo, na discussão de três temas: Estrutura e Conhecimento de Defesa Civil; Assistência Humanitária na Defesa Civil e Políticas Públicas e Organização da Sociedade na Prevenção no Contexto Social, dentro do Sistema de Defesa Civil. Durante o evento, ainda foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual.

Secretaria de Estado de Des Reg Araranguá