SDR Lages entrega donativos a Otacílio Costa e Correia Pinto

Na terça-feira (27), a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages entregou aos municípios de Otacílio Costa e Correia Pinto os donativos arrecadados na campanha que iniciou há duas semanas. A mobilização foi motivada pelas enchentes do mês setembro que atingiram milhares de pessoas nas duas cidades, em consequência do enchimento do rio Canoas.

Fonte: SDR Lages

“Inicialmente, planejávamos enviar os donativos à medida que chegassem. Porém, os prefeitos pediram que fizéssemos as entregas somente quando as famílias atingidas começassem a retornar às casas, já que os municípios estavam bem abastecidos”, explica a gerente de Assistência Social da SDR Lages e coordenadora da campanha, Sandra Sell Ribeiro.

A entrega foi no principal posto de coleta, instalado no Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva. O prefeito de Otacílio Costa, Denilson Padilha, agradeceu aos lageanos pela solidariedade. “As pessoas atingidas pelas chuvas terão que restabelecer suas vidas, e esse amparo terá grande importância, pois ajudará no suprimento de necessidades básicas”, disse ele.

Em ambas as cidades, praticamente todas as famílias já retornaram as suas casas. De acordo com o prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster, a ajuda vinda de todo o Estado elevou a autoestima dos atingidos. “Nos dois primeiros dias da enchente, as pessoas se sentiram completamente desamparadas e incertas com relação ao futuro. Mas quando os caminhões de mantimentos começaram a chegar, ficou claro que havia uma mobilização em favor delas”, ressaltou Vânio Forster.

A campanha mobilizou escolas, faculdades, veículos de imprensa, empresas, associações, entidades, órgãos públicos e segurança pública. Ao todo, foram arrecadadas 25 toneladas de alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal. O montante foi dividido entre os municípios, e uma quantidade excedente será destinada à região de Rio do Sul, considerada a mais atingida pelas cheias.

“Agradecemos a todos que participaram da campanha por se preocuparem com as pessoas que moram em dois municípios vizinhos”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini.

Informações adicionais:
Fábio Ramos