Secretaria apresenta ao governador o plano de ampliação do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí

O governador Raimundo Colombo se reúne, nesta terça-feira (24), com os representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) para a apresentação do plano de ampliação e fortalecimento do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí, que integra o projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres da Bacia do Rio Itajaí. O encontro ocorre às 18h, na Casa d’Agronômica, e vai contar ainda com a participação dos integrantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), do Centro de Informática (Ciasc) e do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

De acordo com o secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Althoff, o principal objetivo é reestruturar o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Bacia para minimizar os impactos causados pelas inundações e por escorregamentos em toda a região do Vale do Itajaí. "Para isso, estamos buscando desenvolver um sistema integrado e consistente”, destacou. O valor do investimento é de R$ 25 milhões e visa o repasse de recursos federais.

A apresentação da reestruturação do sistema ao governador vai assinalar as metas que são: elaborar o Plano de Operações, as atribuições das diversas instituições integrantes, a preparação dos Planos de Contingência dos 53 municípios que compõem a Bacia do Rio Itajaí, o mapeamento das áreas de risco desses municípios, a consolidação da rede de monitoramento hidrometeorológico, e a aquisição, instalação e operacionalização de um radar meteorológico.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa