Secretaria apresenta as novas cartilhas educativas sobre Enchentes e Deslizamentos

dsc00536

A Secretaria de Estado da Defesa Civil lança, nesta quinta-feira (24), as cartilhas educativas números 6 e 7, com os temas Enchentes e Deslizamentos, em parceria com as coordenadorias regionais de defesa civil. Ao todo, 20 mil cartilhas estão sendo distribuídas em escolas, coordenadorias municipais de defesa civil e para a população em geral.

A ação encerra as atividades da Semana Estadual de Defesa Civil. "As histórias em quadrinhos mostram, de uma forma didática às crianças e jovens, como agir em caso de desastres, assim como a importância da atuação da Defesa Civil" destacou o diretor de prevenção, Emerson Neri Emerim.

Os personagens Super, Duda e Luiz protagonizam narrativas sobre enchentes e deslizamentos. “Gente… Tive um pesadelo horroroso! Sonhei que tudo estava embaixo d’água!” – exclama Super, o herói atrapalhado. Na cartilha sobre inundação, a número 6, Duda e Luiz ensinam ao Super, por exemplo, dado um alerta de enxurrada, a importância de avisar a comunidade e como proceder em situações de desastres.

Quando o assunto é deslizamentos, a principal causa para desestabilização do solo está no desmatamento. “Por isso não é aconselhável morar próximo a morros ou áreas de encosta!”- explica Luiz. A Cartilha 7 trata dos riscos e principais formas de prevenção de danos que a comunidade pode exercer no caso de deslizamento.

As coordenadorias regionais de Defesa Civil organizaram o lançamento das cartilhas nas cidades em que abrangem, como a de Criciúma, na Secretaria de Desenvolvimento Regional, e a de Itajaí, na Associação Empresarial do município. Para o coordenador regional de Itajaí, Eliezer Cardoso, as histórias são uma forma eficiente de ensinar atitudes preventivas quanto aos efeitos dos desastres. “As cartilhas são uma excelente ferramenta para conscientização e desenvolvimento da percepção dos riscos existentes, fomentando o conhecimento de Defesa Civil na nossa sociedade”.