Secretaria de Estado da Defesa Ciivil de Santa Catarina participa de simulação de enchente em Blumenau

PADARIA REX

A Defesa Civil do município de Blumenau está em alerta com nível do Rio Itajaí-Açu em 6,10 metros. Essa ação é uma simulação que faz parte das ações da Semana Municipal de Defesa Civil. O simulado de enchente que acontece nesta sexta-feira, integra a etapa final dos trabalhos. Para o diretor de resposta aos desastres da Secretaria de Estado da Defesa Civil, que irá participar, é uma atividade importante para manter a cidade preparada no combate aos alagamentos ” Uma ação que visa integrar os órgãos públicos e a população em casos de condições inesperadas até que o período de normalidade retorne ao local afetado”.

A previsão da Prefeitura, que recebe estas informações do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Universidade Regional de Blumenau (Furb), é do nível das águas atingir os 10,60 metros até às 19h desta sexta-feira.

A Defesa Civil também informa que, com o nível do rio próximo aos 8 metros, os setores da cidade, entidades e voluntários da comunidade serão convocados  para a concentração junto à sede no quarto andar do prédio municipal. Apesar das atividades do simulado terem iniciado às 11h, o Ceops começou a transmitir as informações sobre o nível do rio às 9h, quando a régua acusava 4 metros de altura. A partir de agora, de hora em hora, será emitido um boletim oficial da Defesa Civil à imprensa com a proposta do simulação de uma enchente. Além disso, as informações estarão sendo postadas na página principal do site da Prefeitura, no endereço www.blumenau.sc.gov.br, no banner Nível do Rio.

As cinco primeiras leituras do nível das águas:

Nível do rio em metros