Secretaria de Proteção Civil entrega material para famílias atingidas por chuva de granizo

granizo_joinville

Durante todo o sábado (29/09) funcionários da Secretaria de Proteção Civil de Joinville (Defesa Civil), com a ajuda de funcionários da Secretaria Distrital de Pirabeiraba, da Secretaria de Habitação e voluntários, entregaram material para 68 famílias que ainda se encontravam com as casas descobertas ou com os telhados danificados por causa da chuva de granizo do dia 25 de setembro.

Depois da forte chuva de granizo que atingiu Pirabeiraba no dia 25 pela manhã, a Secretaria de Proteção Civil começou os trabalhos de levantamento de danos e distribuição de lonas plásticas. No dia 26 pela manhã recomendou à COMDEC e ao prefeito em exercício Ingo Butzke a decretação de Situação de Emergência por conta dos prejuízos nas residências e para a agricultura.

Após a publicação do Decreto e os tramites necessários, a Secretaria de Proteção Civil encaminhou documentação para o Estado, solicitando a homologação da situação de emergência e apoio com material de reconstrução para as famílias mais necessitadas.

Na sexta à tarde (28/09), a Secretaria Estadual de Defesa Civil adquiriu emergencialmente 4.200 telhas de fibrocimento e 230 quilos de pregos para distribuir ás famílias. A carreta com o material chegou na manhã de sábado na Secretaria Distrital de Pirabeiraba

O trabalho durou até as 17 horas e ao final foram contabilizadas 68 casas que receberam o material, muitas já tinhas sido cadastradas pela Secretaria Distrital e de Proteção Civil anteriormente e outras que iam sendo encontradas descobertas também foram atendidas.

Toda entrega foi feita só após o proprietário ou responsável pela casa assinar o termo de recebimento do material com os dados da residência e do morador e a quantidade de material recebida. Essa documentação integrará o relatório que será enviado à Secretaria Estadual de Defesa Civil para prestação de contas.

O trabalho foi acompanhado pelo Coordenador Regional de Defesa Civil, Antonio Edival Pereira, que é o responsável pela Defesa Civil Estadual na região e auxiliou nos tramites de conseguir o material e também para a entrega.

"Depois de todo susto que os moradores passaram e de todo empenho da Secretaria de Proteção Civil de Joinville para conseguir o material e entregar aos moradores, fica nosso agradecimento a mais esse apoio da Secretaria Estadual de Defesa Civil pelo auxílio e também a certeza de dever cumprido", destacou Milton Farikoski, gerente da Secretaria de Proteção Civil e que acompanhou toda a operação.