Secretaria realiza 4º módulo do programa de capacitação dos coordenadores regionais

O quarto módulo do programa de capacitação aos 13 coordenadores regionais de Defesa Civil inicia nesta terça-feira (29) com foco no gerenciamento de abrigos em caso de desastres. Esta etapa terá uma carga horária de 16 horas e conta com ministrantes do próprio quadro da secretaria e convidados. O curso possibilita o aprendizado em questões específicas no trabalho de Defesa Civil e a troca de experiência entre os coordenadores durante as aulas. O módulo ocorre até dia 30 e em período integral.

No primeiro dia de curso, haverá a continuação da palestra sobre os principais desastres no Estado. Desta vez, serão apresentadas as causas e formas de prevenção para os fenômenos de granizo, vendaval e deslizamento. Logo após acontece a segunda parte da aula sobre Produtos Perigosos e, às 11 horas, a exposição sobre como tornar as cidades mais resilientes.

Pela tarde inicia o módulo de dez horas que apresenta as formas de sistematizar o gerenciamento de abrigos em eventos adversos. Será ministrado pelo convidado, professor Vicente Lapolli, pesquisador pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e segue até quarta-feira (30), em período integral.

Decreto – Em 13 de dezembro de 2011, o governador Raimundo Colombo assinou o decreto n° 728, que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. Neste primeiro momento, 13 foram ativadas; as outras 23 coordenadorias serão ativadas gradualmente a partir do segundo semestre. Os coordenadores regionais atuam em todas as fases de defesa civil.

Atribuições das Coredecs – executar os programas descentralizados da Secretaria Estadual, relacionados à prevenção, preparação e resposta aos desastres, além de orientar, de acordo com as normas e a legislação em vigor, a correta utilização dos recursos materiais e financeiros disponibilizados pela Secretaria a municípios atingidos por desastres. O coordenador regional também tem a função de promover e fomentar a discussão dos assuntos relacionados à proteção e defesa civil no âmbito de sua respectiva área de abrangência.