Secretário da Defesa Civil conversa com vereadores de todo o Estado.

Nesta quinta-feira (28) o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, participou do Encontro Estadual de Vereadores de Santa Catarina 2019. Segundo ele, foi uma excelente oportunidade para conversar com os legisladores municipais esclarecendo os projetos em execução na Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC).

Na Palestra João Batista falou sobre o andamento do projeto de mitigação de cheias que engloba a construção de mais oito barragens, sendo sete no Alto Vale do Rio Itajaí é uma em Botuverá, e explicou sobre  os melhoramentos fluviais previstos nos rios Itajaí-açú e no Itajaí-mirim.

Ainda foi colocada em pauta a situação da Barragem de José Boiteux e os encaminhamentos para que a situação seja normalizada após a destruição dos comandos da barragem e impasses com a comunidade indígena.

IMG 1129

Palestra durante o Encontro Anual dos Vereadores de SC. (FOTO: Flávio V. Jr Ascom SDC)

O Secretário destacou ainda o novo foco da SDC que busca dar suporte na área técnica aos municípios. Vamos ajudar a cobrir uma lacuna e apoiar os municípios na busca de recursos para obras de prevenção. “Além de reforço na área técnica, estamos em fase de estudos para a implantação de um Centro de Pesquisa Monitoramento e Alerta junto à estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina. Nosso objetivo é fazer o melhor uso do recurso público, otimizando serviços e buscando mais qualidade”, completou o Secretário.

O encontro também foi importante para sanar dúvidas. Após a palestra os vereadores indagaram sobre a fiscalização de barragens e sobre os planos de segurança e foram informados que todas as coordenadorias regionais da SDC estão em campo realizando visitas técnicas às barragens do Estado

Ao final João Batista ressaltou a importância do trabalho dos vereadores e destacou a necessidade de concretização, por parte dos municípios, dos planos de auxílio mútuo. De acordo com ele, nos momentos difíceis a ajuda entre as cidades catarinenses se  mostrou uma ferramenta eficiente e apresentou resultados positivos. “Trabalhar em prevenção significa reduzir despesas futuras. Para cada Real investido economizamos sete em prejuízo. O plano de auxílio mútuo é um marco legal que vai possibilitar a ajuda entre municípios reduzindo os gastos públicos na resposta a eventos climáticos”, finalizou.