Secretário de Defesa Civil de Santa Catarina Destaca Urgência da “Emergência Climática” em Fórum no Vale Europeu

Foto: Airton Fernandes

Com o tema “Mudanças Climáticas e a Dinâmica das Cidades”, o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, foi um dos palestrantes, nesta sexta-feira,07, do 2º  Fórum da Proteção e Defesa Civil, no Vale Europeu. 

“Nos últimos 20 anos, o mundo tem discutido intensamente as mudanças climáticas. No entanto, para profissionais de proteção e defesa civil, é mais adequado falar de “emergência climática” porque já estamos vivendo seus efeitos. O termo “emergência climática” reflete melhor a urgência e a gravidade da situação atual”, afirma o Secretário Fabiano de Souza. 

A palestra do Secretário, Fabiano de Souza, trouxe também como experiência as transformações que a Defesa Civil de Santa Catarina vem realizando, não só em resposta aos eventos adversos como também nos investimentos que o governo do estado vem fazendo em PROTEÇÃO

Durante a explanação o Secretário ressaltou que o Governador Jorginho Mello, está ciente desses desafios e tem tomado medidas proativas para enfrentá-los. Entre as iniciativas mais destacadas está o investimento em mitigação, como obras no Vale do Itajaí. A mais recente é o desassoreamento do Rio Itajaí-Açu e afluentes, no município de Rio do Sul. Um investimento de R$16 milhões em prevenção que há  mais de 40 anos a cidade esperava por essa intervenção. 

Segundo o Secretário, a luta contra as mudanças climáticas é contínua e exige a colaboração de todos os setores da sociedade. Em Santa Catarina, o esforço conjunto entre governo, empresas e cidadãos está começando a moldar um futuro mais resiliente e sustentável. 

O evento  foi dividido em dois municípios, teve início na quinta-feira, 06, em Brusque e realizou a parte final nesta sexta-feira, 07, na cidade de Gaspar no Médio Vale. 

O fórum tem como objetivo, fortalecer as defesas civis municipais e discutir estratégias de gestão em situações de emergência ambiental. A primeira etapa ocorreu no auditório da Uniasselvi de Brusque, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 63, no Bairro Villa Schlosser. Nesta sexta-feira, 07, as atividades foram realizadas  no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina em Gaspar, situado na Rua Adriano Kormann, 510, no Bairro Bela Vista.

Entre os participantes estavam os dirigentes municipais de Defesa Civil, agentes de Defesa Civil, estudantes e profissionais da área de Proteção e Defesa Civil, além de outros interessados no tema.

Mais informações:

Jornalista Grasiele Aguiar (ascom@defesacivil.sc.gov.br) 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Fone: (48) 3664 – 7000