Secretário de Defesa Civil sobrevoa áreas atingidas pela chuva na região Norte de Santa Catarina

034

O secretário de Defesa Civil, Milton Hobus, acompanhado do Diretor de Resposta, Aldo Baptista Neto e o Diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, faz nesta quarta-feira (10) um sobrevoo para verificar a situação dos municípios do Norte de Santa Catarina atingidos por chuvas e enchentes,  especialmente o de Barra Velha, um dos mais prejudicados.

O secretário deve reunir-se ainda com o Prefeito do município além de outras lideranças da região Norte. O objetivo do encontro é fazer um levantamento das necessidades das prefeituras e discutir a situação das áreas vulneráveis a enchentes. Uma sala de crise já foi criada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para gerenciar a situação. O secretário lembra que o mais importante é trabalhar na prevenção definitiva de novas tragédias. “É preciso investir em obras que realmente ajudem a prevenir essas enchentes e os deslizamentos e a Defesa Civil por determinação do Governador Raimundo Colombo, vai fazer o que  for preciso para proporcionar segurança para o povo catarinense nesse sentido”, destacou.

As Defesas Civis municipais já  iniciaram a fase de contabilização dos estragos. O levantamento oficial deverá ser divulgado até final do dia.

De acordo com o último balanço da Secretaria de Defesa Civil, divulgado na manhã de hoje (10), em Camboriú, várias ruas ficaram alagadas. Em Itajaí parte da área rural também teve prejuízos. Em Piçarras a situação não é diferente,  muitas famílias tiveram que driblar a água nas residências. Já em Palhoça houve quedas de muros, deslizamentos de terra, e algumas casas foram interditadas. Lonas foram distribuídas para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Em Barra Velha 3.500 residências foram atingidas pela água, há pelo menos 12 mil famílias afetadas. Uma sala de crise foi montada para gerenciar a situação.

A chuva que iniciou na noite de terça-feira e se estendeu pela madrugada e início da manhã desta quarta-feira (10), é considerada de moderada a forte. Em Camboriú, por exemplo, choveu o esperado para o mês inteiro. Os acumulados mais significativos registrados até às 10h30min de hoje, foram em: Barra Velha, 240 mm (estação da Defesa Civil), Camboriú 106 mm, Itajaí 125 mm (estação da Defesa Civil), São José 74 mm e Florianópolis 61 mm.

Esse volume de chuva foi causado pela circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente pelos ventos de leste/nordeste) associada a ventos mais fortes em altos níveis da atmosfera. Caso a circulação continue atuando, os efeitos podem agravar no decorrer das próximas horas.

Ainda tem previsão de chuva entre esta quarta e início de quinta-feira, moderada a forte em alguns momentos, mantendo o alerta de risco de alagamentos e deslizamentos. A maré de sizígia (lua nova) dificulta a drenagem dos rios e ribeirões nas áreas costeiras. A previsão da maré alta na região de Itajaí está para as 12h46min, de acordo com a tábua de marés da Marinha.