Secretário de Estado da Defesa Civil acompanha força-tarefa do CBMSC em Rio do Sul

secretrio_milton_hobus-_rio_do_sul

Foto: Comunicação CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou em Rio do Sul uma operação de treinamento em salvamento, busca e resgate em situações extremas, quando foram avaliados os equipamentos e o pessoal.De acordo com o comandante da força-tarefa, coronel BM Gladimir Murer, “os exercícios foram todos muito bem sucedidos e tivemos a oportunidade de verificar a capacitação das equipes em ações específicas de enchentes e inundação que eventualmente ocorrem no Vale do Itajaí”.

As equipes da força-tarefa incluíram 144 bombeiros militares dos seis batalhões de Bombeiros Militar próximos de Rio do Sul, cães de busca e resgate, a equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e a equipe da Diretoria de Tecnologia de Informação do Auto-Posto de Comando 1, que trabalhou em viatura com central telefônica, sistema de processamento de ocorrência e comunicação via rádio e satélite.

O treinamento simulou situação emergencial com Rio do Sul assolada por  enchente e inundação. Participaram equipes de Bombeiros Militares do 2º Batalhão – Curitibanos, 3º Batalhão – Blumenau, 7º Batalhão – Itajaí, 9º Batalhão – Canoinhas, 13º Batalhão – Balneário Camboriú, 6º Batalhão – Chapecó, e do 5º Batalhão – Lages, que abrange a região de Rio do Sul.

Foram avaliadas a capacidade de mobilização da estrutura, a logística de materiais e de pessoal, e a operacionalização das equipes especiais. As ações foram integradas com a prefeitura de Rio do Sul, Polícia Militar de Santa Catarina, Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em Florianópolis foi montada a Sala de Situação do comandante-geral, coronel BM Marcos de Oliveira, e os oficiais do Comando da Corporação receberam informações e conferiram as imagens da situação em Rio do Sul.

Dentre os cenários para que o treinamento se parecesse ao máximo à situação real, foram incluídos um veículo tipo van e um rancho, ambos com pessoas em situação de perigo em meio à correnteza do Itajaí-Açú, no trecho próximo ao elevado Deputado José Thomé, que liga o Centro de Rio do Sul à BR-470. O local possibilitou que bombeiros, imprensa e público tivessem uma posição privilegiada para assistir aos exercícios de salvamento.

O secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus esteve prestigiando o evento, elogiou a operação e esclareceu que após as obras anti-cheias planejadas pelo Governo do Estado, dificilmente teremos enchentes tão devastadoras quanto as que já tivemos na região. Tais obras incluem a elevação das barragens Oeste – em Taió, e Sul – em Ituporanga, sete outras pequenas barragens, além de outras obras de contenção em rios da região e fora dela.

Informações adicionais:

Homero Buzzi